30 de dez. de 2008

ANÚNCIOS QUE NÃO VENDEM

ABRAHAM SHAPIRO

Semana passada eu estava no aeroporto de Congonhas, em S. Paulo. Lotado. Os funcionários das companhias berravam pelos alto-falantes. Comunicados de embarque por todos os lados. A atmosfera de tensão deixava todo mundo nervoso.

Eu pensava comigo: "Eu aprendi que as experiências sensoriais têm grande poder sobre a decisão de compra. A companhia aérea pensa que está vendendo um assento num avião. Errado! Eles deviam vender uma viagem segura, confortável e, na medida do possível, divertida".

Pense comigo. Os comunicados poderiam ser feitos por uma pessoa com uma voz bem humorada como a do Luiz Fernando Guimarães, por exemplo. Dentro do avião os comunicados poderiam ser mais atraentes e envolventes. Seria incrível.

Em vendas, tudo pode ser criado. E o mais interessante é que tudo ainda está para ser inventado. Mas é horroroso notar como todo mundo insiste em usar somente os velhos e cansativos recursos de propaganda. Não mudam nem as mensagens.

Sabe o que eu entendo quando vejo os anúncios de rádio e tv? “Nossa empresa continua fazendo tudo o que as outras fazem e nós achamos que você é um imbecil. Por isso, venha comprar aqui!!!” Aí, minha reação é: “Eu nunca compraria desses caras!”

E observe que quanto mais desesperado estiver o empresário, mais besteiras ele fará. Gasta “os tubos” em campanhas idiotas, prêmios que não enganam nem criancinhas inocentes. No final, ele não faz a menor idéia do que funcionou ou mesmo se funcionou.

Enquanto isso, soluções mais simples e baratas são desprezadas. Pisam no relacionamento direto com o cliente. “Foco” continua sendo uma tolice. É triste. Sou obrigado a concordar que mais uma vez a Lei de Murphy tem razão quando diz: “Para quê melhorar se eu só sei fazer o pior???!!!”
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473