28 de nov. de 2008

OUÇA ANTES DE FAZER

ABRAHAM SHAPIRO

Você é do tipo que não espera a pessoa falar e completa a frase com o que acha que ela dirá? Ou antes mesmo que alguém termine de pedir algo, você já deduz e começa a fazer sem saber exatamente o que a pessoa quer?

Estes são sinais de que você está prestes a entrar numa grande "gelada".

Se você pensa que isso é "ter atitude", eu lhe digo: NÃO É!

Uma atitude, do modo como se deseja que as pessoas tenham, começa com a compreensão do que é preciso ser feito. Não saber o que se espera, é um grande risco.

Escute, antes. Não deduza. Faça perguntas. Busque entender. Isto irá demonstrar seu interesse e cuidado com o que lhe é solicitado ou dito. Só depois planeje o que fazer e como fazer. Em seguida, faça o melhor que puder. Parece simples. mas não é. Requer cuidado.

Convença-se vez por todas que a primeira e mais importante etapa de uma atitude correta é entender a tarefa e o contexto.

Sem isso, você poderá obter resultados parecidos aos daquele jovem funcionário em seu primeiro dia na grande empresa. Ele já estava saindo do escritório quando vê o diretor presidente com um documento na mão, parado na frente de uma máquina de picotar papéis. Ali estava uma grande oportunidade de mostrar eficiência.

- Por favor – diz o diretor – isto é importante e urgente. Minha secretária já saiu. Você sabe como funciona este troço?

- Claro – responde o rapaz com segurança e vontade de agradar o chefão. Ele então liga a máquina, enfia o documento e aperta um botão.

- Excelente, meu rapaz! – agradece o diretor – Eu só preciso de três fotocópias.

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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes empresariais. Tem excelentes resultados na interação estratégica entre as áreas de vendas e marketing. Contato: shapiro@shapiro.com.br