10 de dez. de 2008

EM SOCIEDADE COM PARENTES, O NEGÓCIO É...

ABRAHAM SHAPIRO

A filha entra com o marido no escritório do pai e pergunta sem rodeios:

- Papai, por que o senhor não coloca meu marido no lugar do seu sócio que acaba de falecer?

O pai responde:

- Por mim, tudo bem! Converse com o pessoal da funerária!



A piada é boa, mas empresa familiar não é brincadeira. E o que se vê com freqüência são pessoas encarando sócios-parentes como algo fácil de ser administrado.

Se a sua empresa é familiar e tudo vai bem, alegre-se hoje, mas prepare-se para dias difíceis , pois, eles sempre chegam.

Organize-se. Busque profissionais que saibam fazer o que é necessário. Leia a respeito. Há livros excelentes no mercado editorial brasileiro, escritos para a nossa realidade cultural.

O importante é ter visão proativa, abertura e boa vontade para o entendimento. Se os parentes têm competência para o trabalho, muito bem. Se não têm, e por esta razão permanecem como sócios, então eles devem ser informados com freqüência sobre os movimentos e os resultados.

Na Bíblia há uma passagem interessante a respeito de Moisés, o libertador do Povo Hebreu. Após ter construído um templo itinerante onde foi empregado muito ouro, prata, cobre, pele de animais e tecidos doados pelo povo interessado nas práticas religiosas, o líder Moisés procedeu uma detalhada e minuciosa prestação de contas diante de toda a população.

Este é um grande exemplo tanto para empresas privadas como para os governos. Honestidade em relação a bens e direitos de terceiros tem que ser escancarada e irrestrita, jamais tácita. Clareza é a chave para a estabilidade e a paz em quaisquer relações.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes empresariais. Tem excelentes resultados na interação estratégica entre as áreas de vendas e marketing. Contato: shapiro@shapiro.com.br