4 de dez. de 2008

QUEM TRABALHA DE VERDADE?

ABRAHAM SHAPIRO

Numa visita de rotina, o presidente da empresa chega ao setor de produção e pergunta para o encarregado:

- Quantos funcionários trabalham neste setor?

Depois de pensar por alguns segundos, ele responde:

- Mais ou menos a metade dos que o senhor está vendo.

Pois é! Comprometimento de uns, indiferença de outros. A verdade facilmente visível é que nem todo mundo trabalha com foco e afinco. Existe muita gente dispersa, fazendo de conta que trabalha.

As razões?

Alguns nunca se concentram - e não fazem questão de tratar este mal.

Há os que até agora não receberam um treinamento decente sobre "o que" e "como" deveriam desempenhar suas funções. Vêem-se, portanto, submetidos a fingir autonomia e domínio daquilo que fazem. Alguns são tão bons nisso que não perceberam seu talento para o teatro.

Outros vivem para reclamar de tudo e é com isso que ocupam seu tempo - uma maneira de manterem vivas as melhores justificativas para não fazer o que deviam.

Existe aqueles para quem ser medíocre já se tornou uma opção de vida, afinal, eles estão em busca somente de prazer e tranqüilidade. E já que ser digno exige esforço, para quê se esforçar?

No entanto, do outro lado estão os que de fato trabalham e não olham para obstáculos. Nas últimas décadas, muitos destes foram em busca de oportunidades no exterior. Alguns dos que criticam a jornada brasileira de 8 horas diárias se submetem ao regime de 16 ou 18 horas lá fora. Comem mal, dormem mal, são considerados pessoas de segunda categoria - tratados às vezes como "raça inferior". Economizam cada tostão que ganham. Não se informam, não lêem e não estudam. Quando retornam ao Brasil alguns se sentem desajustados e levam anos para se conectar novamente à realidade local. Mas trabalham. E em várias circunstâncias o fazem por dois ou três da listinha anterior.

Quanto a você, que tal fazer uma boa revisão no modo como vem desempenhando o seu trabalho e na visão que nutre a respeito dele? Tome atitudes para melhorar sua execução e qualidade. Leia mais, vá a palestras, pleiteie treinamento interno, cresça e amadureça. Antes de tudo, pare de reclamar - se este é o seu caso. Eu lhe garanto que, deste modo, você verá sua sorte mudar... e isto acontecerá na exata proporção do esforço e da vontade que você investir.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes empresariais. Tem excelentes resultados na interação estratégica entre as áreas de vendas e marketing. Contato: shapiro@shapiro.com.br