5 de dez. de 2008

NÃO DESISTA

ABRAHAM SHAPIRO

Quando perguntei àquele velhinho de 95 anos de idade qual era sua lição de vida, ele tirou sua carteira do bolso e puxou de dentro um papel já amarelado.

Contou-me que aos 50 anos passou por um grande revés nos negócios. Em meio ao desespero, um amigo chegou, num final de tarde, e lhe deu aquele papel. E acrescentou seu depoimento:

- Ele pediu-me que lesse o conteúdo escrito durante a madrugada. Ele sabia que eu não estava dormindo por conta de uma enorme tristeza, e é na madrugada que a depressão mais ataca. Algo curioso aconteceu naquela noite. O relógio marcava duas da manhã. As noites anteriores haviam sido um poço de tristeza e sentimento de fracasso para mim. Mas naquela noite, o desespero deu lugar à curiosidade. Eu queria saber o que estava escrito, mas não iria desrespeitar as regras. Foi só naquela hora que tirei o papel do bolso, abri e comecei a lê-lo. Chorei muito. Mas quando cheguei ao último verso, sentia uma força extraordinária percorrendo meu corpo. Eu me vi com a força e ânimo de um rapaz de vinte anos. No dia seguinte, fiz um pacto comigo mesmo para avançar, a partir dali, e não esmorecer.

E começou a lê-lo para mim. Seu conteúdo revelou um dos mais belos conselhos que jamais ouvira até então. Pedi permissão para copiá-lo. Hoje, eu o divido com meus queridos leitores


NÃO DESISTA

Quando as coisas derem errado, como às vezes dão,
Quando sua estrada parecer uma subida sem perdão,
Quando as dívidas forem altas e os recursos a expirar,
E você quiser sorrir e só conseguir suspirar,
Quando a preocupação for a única coisa diante da sua vista,
Descanse, se precisar, mas não desista.

A vida é caprichosa, vivem dizendo,
Conforme todos, um dia, acabam aprendendo,
Muitos dos que lutam, concluem desistindo
Quando teriam vencido se continuassem insistindo.
Não desista, ainda que seu progresso pareça lento!
Você pode conseguir, com outra investida a contento.

Muitas vezes o lutador deixa de perseverar
Quando a taça da vitória tão perto estava de conquistar...
E acaba percebendo, já muito tarde,
Quando sobre a terra a lua lança sua luz prateada
Quão próximo ele estava da coroa dourada.
O sucesso é o avesso do fracasso.
Continue lutando, ainda que o mais duro golpe possa vir,
Porque quando piores estão as coisas
É então que não se pode desistir.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes empresariais. Tem excelentes resultados na interação estratégica entre as áreas de vendas e marketing. Contato: shapiro@shapiro.com.br