13 de dez. de 2008

LEIA E PASSE ESTA IDÉIA ADIANTE HOJE MESMO!

ABRAHAM SHAPIRO

Isso mesmo: comunique esta idéia aos seus amigos. Eles todos precisam. Passe-a adiante. Proclame para os colegas de trabalho. Divida com seus familiares. Faça-a rodar as listas de todos os seus conhecidos. Vamos contaminar todos com algo bom e fortalecedor.

Dou consultoria para várias empresas. Todas estão adotando táticas de vendas sob a mesma contingência: trabalho duro. Todas as que se alimentam disso estão conseguindo. As notícias contrárias que me chegam dão conta de que só as que não persistem são derrotadas por algo a que dão o nome de crise.

Quem acreditar, agir com esforço e persistir, vencerá!!!

Não há analista econômico que esteja acertando previsões. Todos estão errando. Todos estão sendo driblados por um elemento alheio a todos os cálculos: o comportamento humano. Economista entende de número e sabe prever tendências quando tudo é equacionável. Mas há fenômenos impossíveis de serem matematicamente modelados. O momento presente é um bom exemplo. Quando isto ocorre, os videntes, pajés e adivinhos se perdem.

Existe uma crise, sim. Sabe qual? A crise de confiança. A crise de fé. A crise causada pela mentira e pela falsidade. A crise ocasionada por dinheiro virtual, alavancagem, especulação e omissões. Há crise para aqueles boçais que diziam: "Vou fechar minha empresa e investir tudo na bolsa porque ganho mais do que ficar dando emprego para vagabundos". Quem faz negócio limpo e claro vai subsistir e depois prosperar. Chegou a vez da economia real: a nossa economia!!!

Nós fabricamos coisas. Nós criamos produtos e serviços que ajudam de fato as pessoas, o país. Nós contratamos gente para trabalhar. Nós as treinamos e capacitamos para se desenvolverem. Elas se vêm dignas por causa disso. Elas suam para alcançar metas e como resultado, têm auto-estima e boa visão de si próprias. Elas colhem os frutos do trabalho feito com suas mãos e alimentam suas famílias.

O trabalho duro é uma bênção. Se fomos, um dia, contaminados pela doença do desejo por dinheiro fácil e rápido, agora o antídoto está sendo aplicado. Entremos na fila. Quem tem olhos para ver, está vendo e compreendendo. Se assim nào fosse, morreríamos todos.

Ao final deste período, depois que a mídia sensacionalista tiver ganho todo o dinheiro possível com notícias ruins, os que tiverem acertado previsões terão sido tão precisos e técnicos quanto aquela senhora que consulta os búzios todo final de ano para saber o que ocorrerá no futuro. Sabe o que ela vê no futuro? Nada!!! Absolutamente nada.

Todas as previsões são tolas e falsas - só servem para amedrontar. A única coisa que merece atenção é a estratégia de negócio baseada no trabalho, no relacionamento, na atenção ao cliente e no cuidado.

Eu falava com o gerente de compras de uma das maiores redes de supermercados da região sul do país e ele me revelou algo notável: "Mais de 70% dos negócios que realizados provêm de relacionamentos - pessoas em quem confiamos e que nos trazem oportunidades!" Preciso dizer algo mais?

Não somos obrigados a ter medo e ficar tremendo em casa só por que os jornais dizem que a situação está mau sei-lá-onde.

Quem sabe vender, que procure os clientes potenciais. Se eles comprarem, ótimo. Saia deste e parta para o seguinte. Se eles não comprarem, continue oferecendo a outros. Só não vale esmorecer. Burro de quem parar. Sim: burro!!!

Agora é hora de fazer das equipes de vendas "grupos de batalha" - ou de guerrilha, como quiser. Os que não forem fortes o bastante para enfrentar e resistir ao campo de guerra, devem ser cortados, afastados do ramo. Acabou a venda por impulso em quase todos os segmentos. Acabou o financiamento oferecido e facílimo. Conservem somente os colaboradores que são teimosamente movidos por uma vontade poderosa de vencer e mostrar garra. Quem assistiu ao filme de porta em porta aprendeu que jamais existirá crise para quem trabalha.

Que D-us possibilite a todos uma excelente visão de coragem e bravura. Mas sou obrigado a dizer que a decisão de lutar é de cada um. D-us nos dá Suas inspirações. A decisão de agir é do homem. Mesmo sendo D-us, E-le não decide por ninguém. Portanto: é hora de atitude!!!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação e sinergia entre as áreas de vendas e marketing através do trabalho direto com as pessoas envolvidas. Sua filosofia se resume em uma palavra: simplicidade.Contato: shapiro@shapiro.com.br