12 de mar. de 2008

TOME UMA ATITUDE!

ABRAHAM SHAPIRO

Tomar uma atitude nem sempre é fácil. Podemos estar sem energia necessária ou mesmo sentir falta de um empurrão na direção que precisamos seguir.

A ação humana foi estudada por um economista e filósofo austríaco do século XX, chamado Ludwig von Misses. Ele afirmou que “não há satisfação humana sem ação”.

O homem age sempre que surge nele o desejo de substituir uma situação menos satisfatória por uma mais satisfatória. Sua mente imagina condições melhores ou mais vantajosas e sua ação visa gerar essa situação desejada.

Veja como isto é interessante. A insatisfação que temos no dia a dia é um dos motores que nos impelem para tomarmos atitudes e mudar a nossa vida.

Mas, atenção a insatisfação é apenas uma parte de todo o processo. O mais importante é a nossa decisão.

Ficar insatisfeitos, mas com os braços cruzados é a condição ideal para ficarmos doentes do corpo ou/e da cabeça.

O pressuposto maior de todas as nossas ações é que “nem tudo está escrito”. O nosso livre arbítrio precisa decidir.

Para aqueles que gostam de sabedoria, vão aqui duas citações maravilhosas. Os Judeus dizem: “Reza como se tudo dependesse de tuas preces; mas age como se rezar não importasse”. E os sábios árabes, também dizem: “Reza a Alá, mas amarra o teu camelo”.

Como traduzir estes pensamentos? Nós somos os agentes das nossas próprias transformações. Temos de encarar de frente esta responsabilidade e, somando a isso a confiança na nossa capacidade, dirigir a marcha do mundo rumo às nossas visões e assim, mudar o nosso futuro para melhor.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473