25 de mar. de 2008

SER GERENTE

ABRAHAM SHAPIRO

Ser gerente: posição social para uns, muito trabalho e problemas para outros.

Um gerente eficaz compreende com profundidade as necessidades de sua equipe.

Você é gerente? Então fique atento para esta declaração: os seus subordinados não foram criados iguais. Eles são diferentes entre si – pessoal e profissionalmente.

Cada membro de seu staff requer um diferente nível de cuidado e atenção. Então, dimensione bem sua supervisão, meça sua orientação, calcule o ideal acompanhamento de capacitação de cada colaborador individualmente.

Crie um sistema para avaliação constante de cada um através do qual você saberá o tempo todo quais as maiores necessidades, e assim supri-las na hora e na medida certas.

Nem pense em dar a todos o mesmo tratamento. Isso só irá aumentar a confusão e a inépcia que porventura existir. Se você for a uma pescaria, irá usar uma vara fina para peixes pequenos e uma mais resistente e flexível para os peixes grandes, que relutam mais quando fisgados. Com pessoas também é preciso ter recursos e medidas de acordo com sua necessidade.

Um membro produtivo e de sucesso de seu time requer menor nível de suporte que um inseguro e improdutivo. Observe o posicionamento de cada um e dê a assistência que for necessária – nem mais, nem menos.

Por fim, deixe que todos os seus subordinados saibam igualmente que eles são a sua prioridade número 1 e que a sua porta está sempre aberta para todos eles.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473