21 de mar. de 2008

O CONCEITO DE "FLUXO DE CAIXA"

ABRAHAM SHAPIRO

O conceito de Fluxo de Caixa é importante até para reter clientes. De acordo com a Wikipedia, fluxo de caixa refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido.

Na prática, uma projeção de fluxo de caixa demonstra todos os pagamentos, recebimentos, compras de matéria-prima, compras de materiais secundários, salários e outros ao longo de certo tempo.

O fluxo de caixa é uma ótima ferramenta para auxiliar o administrador da empresa nas tomadas de decisões. É através deste "mapa" que os custos fixos e variáveis ficam evidentes, permitindo-se desta forma um controle efetivo sobre determinadas questões empresariais.

É um erro considerar que o fluxo de caixa seja útil apenas para empresas. Cada vez mais pessoas físicas se interessam por uma organização financeira mais eficiente.

Uma interpretação importante dada ao fluxo de caixa é quando se vê através dele os sinais de evolução ou decadência da empresa. Uma administração de alto desempenho terá a preocupação de eleger como sua prioridade número um o atendimento excelente, a pontualidade na entrega dos pedidos e a alta qualidade dos produtos ou serviços. É muito simples entender por quê. O cliente que está satisfeito, continuará comprando. Mas se ele começar a encontrar motivos de reclamação por falhas no atendimento, o fluxo de caixa futuro esperado dele diminui. Esta é uma perda irreparável e, com isso, o valor da empresa fornecedora diminui muito.

Para frente e para o alto. Se este não é o rumo atual dos seus negócios, acorde, porque ele está afundando.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473