17 de mar. de 2008

O LENHADOR E A LOUCURA - UMA LIÇÃO CORPORATIVA

ABRAHAM SHAPIRO

Uma das definições de loucura é “fazer repetidas vezes a mesma coisa, esperando um resultado diferente”.

Tem muita gente insistindo em fazer coisas que nunca deram certo, usando condutas e técnicas que jamais funcionaram, na busca de novos resultados. Talvez o estado de saúde mental destas pessoas seja duvidoso.

Na vida profissional e diária, a parada para analisar o desempenho e adotar medidas corretivas é a parte mais importante de todo o processo.

Era uma vez um lenhador que em um só dia conseguiu derrubar 70 árvores. Naquela região de lenhadores, o recorde era de 72 árvores derrubadas no mesmo dia.

Sonhando em tornar-se famoso, o jovem quis superar o recorde. Acordou mais cedo no dia seguinte, e dedicou-se logo que pôde a trabalhar duro. Sua decepção veio ao final do dia, quando só conseguiu 68 árvores.

Calculando melhor, acordou ainda mais cedo no terceiro dia, redobrou seu esforço, almoçou correndo e tratou de não perder tempo com conversas. Surpresa! Seu rendimento, no fim da tarde, havia caído ainda mais. Ele só chegou a 60 árvores derrubadas.

Desolado e vendo que seu esforço e dedicação de nada valiam, sentou-se à beira do caminho. Um velho lenhador experiente, vendo a tristeza do moço, sentiu pena. Chegando a seu lado, com paciência e brandura, puxou conversa a fim de confortá-lo, e, após ter ouvido a narrativa do insucesso do jovem, dirigiu a ele uma pergunta:

– Meu rapaz, ao longo de sua jornada de trabalho, quanto tempo você separou para afiar o seu machado?
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473