16 de mar. de 2008

BENCHMARKING

ABRAHAM SHAPIRO

Os Japoneses têm a palavra “dantotsu” que significa “lutar para tornar-se o melhor do melhor”. Isto é conseguido com base em um processo de auto-aprimoramento, que consiste em procurar, encontrar e superar os próprios pontos fracos, e depois os pontos fortes dos concorrentes.

Desta palavra foi criado o conceito do Benchmarking – palavra muito usada e pouco conhecida.

Benchmarking é um processo de contínua comparação dos produtos, serviços e práticas da empresa com os seus mais fortes concorrentes, líderes no segmento.

O Benchmarking é um processo de pesquisa que realiza comparações de companhia a companhia para identificar o “melhor do melhor” e buscar alcançar um nível de superioridade como vantagem competitiva.

Na vida, o Benchmarking é um conceito que também pode e deve ser aplicado. As pessoas que almejam a aprendizagem contínua, têm mais e melhores chances de se auto-aprimorar.

Corrigir erros cometidos que foram cometidos em ações anteriores é a mais efetiva forma de aprendizado.

Nós aprendemos sempre que paramos para avaliar nossas ações.

Quando nos fazemos a pergunta: “Minha ação atingiu o objetivo?” Se a resposta for “não”, então é preciso juntar outros recursos ou adotar outra tática para alcançar a meta.

Na vida empresarial, os processos e as ferramentas parecem ser o mais importante. Mas, não o são. Tudo depende das pessoas e de suas decisões. Assim, profissionais preparados tendem a viabilizar e a valorizar os processos. Daí a necessidade do benchmarking também ser um conceito aplicável à gestão dos recursos humano da organização.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473