18 de mar. de 2008

DIFICULDADE DO TRABALHO EM GRUPO

ABRAHAM SHAPIRO

Trabalhar em grupo é muito difícil. Para começar, um grupo não tem uma “mente” independente dos seus integrantes.

Quando se fala que o grupo “pensa”, “persegue objetivos” ou “utiliza recursos”, estas são apenas expressões figurativas .

Um grupo não tem a mesma capacidade de ação que um indivíduo. Mas, o objetivo do trabalho em grupo deve ser que se consiga mais do que o indivíduo faria sozinho.

Pense num time de futebol executando uma jogada coordenada de ataque. O ponta-esquerda leva a bola até a linha de fundo e a cruza alta na direção da trave direita, onde o ponta-direita a espera para cabeceá-la para dentro do gol. Nem o ponta-esquerda, nem o ponta-direita conseguem isoladamente, executar esta jogada. É necessária a coordenação de ambos para realizar o lance.

Assim também, nenhuma pessoa consegue, por si só, construir um arranha-céu, fabricar um automóvel ou cantar o coro da Nona Sinfonia de Beethoven. Todas essas ações exigem a existência de um sujeito coletivo.

Onde, então, está o problema do trabalho em equipe?

Na vontade.

Um grupo sempre irá depender da vontade das pessoas. Aí entra o papel do líder: conseguir a convergência da vontade de todos para um mesmo ideal. É um trabalho que depende da poderosa capacidade de inspirar, influenciar e persuadir. A liderança é maravilhosa e sempre necessária. Um líder verdadeiro é aglutinador, sábio e irá ajuda as pessoas a enxergarem além do ponto que elas já são capazes de olhar por si mesmas.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473