20 de mar. de 2008

O QUE DEU DO LOBO QUE SE DISFARÇOU COM UMA PELE DE CORDEIRO?

ABRAHAM SHAPIRO

A expressão “lobo em pele de cordeiro” denota um tom de vantagem para o lobo –uma leve impressão de que aqueles que praticam essa estratégia conseguem algum benefício.

Certo dia, deparei-me com uma coleção de fábulas de Esopo e lá estava ela, a fábula do “Lobo em Pele de Cordeiro”.

Vamos ao velho e sábio Esopo:

“O lobo já estava cansado de tanto passar fome. O pastor e as ovelhas tinham aprendido a ficar atentos o tempo todo. Atacá-los ficava cada vez mais complicado.

Assim, o lobo decidiu se disfarçar de ovelha para se infiltrar no rebanho. Pegou a pele que sobrara de uma ovelha gorda que comera meses antes, colocou-a sobre o corpo e foi “pastar” com o rebanho.

Para sua surpresa, as ovelhas nem deram por sua presença e ele fingiu pacientemente até o fim do dia. À tardinha, o pastor as levaria de volta à fazenda onde ele finalmente poderia atacar.

O pastor também não percebeu nada diferente e, à hora de costume, levou o rebanho para o curral.

Foi então que o lobo resolveu esperar pela madrugada para se revelar.

Chegou o momento esperado. Finalmente ia se livrar daquela pele incômoda e calorenta. De repente, sentiu um par de mãos fortes puxando-o para fora do curral. Era o pastor que levantara mais cedo e precisando de carne para o dia seguinte, pegara a primeira ovelha gorda da fila”.

Esta é a história. A moral? Por mais perfeita que seja a fantasia, tudo o que se faz com intenção de maldade, acaba voltando contra quem a cometeu.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473