11 de mar. de 2014

OS CONCEITOS ENSINAM

ABRAHAM SHAPIRO

Theodore Levitt é um dos pais do marketing. Ele disse: “Produto é algo que as pessoas compram. Se não o compram, não é produto, é peça de museu. Uma empresa não é uma empresa se não consegue funcionar. E não pode funcionar se não atrai nem mantém um número suficiente de clientes que pagam o que devem – não importa o quão eficientemente esteja operando”.
O que Levitt propõe é que “marketing consiste em conquistar e manter clientes”, ou seja: são todas aquelas coisas grandiosas que provocam euforia em relação a produtos e serviços e que levam as pessoas a finalmente fazerem negócios com você.
Há quem tenha dito ser o marketing tudo o que pode ser feito para facilitar o processo da venda, de tal forma que, se for perfeito, o esforço para que a venda ocorra será próximo de zero, senão zero.
Conceitos! Eu gosto de conceitos. Tenho especial atração por eles porque esclarecem, permitem que eu tenha luz sobre seu emprego e facilitam a expressão.
Marketing, por exemplo, é um dos  termos menos entendidos e mais usados nas conversas de negócios. As pessoas falam dele como se soubessem bem, quando na verdade muitas delas jamais investiram alguns minutos em pesquisar seu real significado.
Todos nós carecemos de conceitos. Insisto nisso sempre que posso. Gostaria de influenciar o mundo sobre isso.
É cômodo pensar que já sabemos sobre o que estamos discutindo mesmo quando a ideia ainda está confusa na mente. Mais fácil ainda é fingir saber. Esta é a tendência natural, já que investigar o que ainda não conhecemos demanda esforço.
Tudo bem! Na prática,  use um bom dicionário. Acostume-se a buscar saber ao menos os fundamentos, as ideias rudimentares e o significado das palavras que você mais emprega. Faça leituras básicas. Busque a origem daquilo com que você mais convive no trabalho e na vida. Leia livros fáceis, porém esclarecedores e você verá que os seus pensamentos ficarão mais fluentes. A mais, habitue-se também a questionar o que você já sabe, afinal, "quem faz perguntas, nunca erra".
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473