ABRAHAM SHAPIRO
Deixe religião, política, futebol e
filosofia – assim como tudo o que se transforma em emoção, impressão ou
sentimento – bem longe da identidade visual da sua empresa. Só assim o cliente
terá a liberdade de chegar... e sentir-se, de fato, perto dela.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
O Sr Mathias Kassler, de Rolândia,
Paraná, enviou-me uma pergunta por e-mail. Vamos a ela:
“Um dos gerentes da nossa empresa
costuma incluir frases na assinatura de seus e-mails. Às vezes de motivação, outras
de cunho religioso ou até de grandes pensadores ou filósofos. Recentemente ele sugeriu
que incluamos um pensamento célebre na assinatura geral da empresa. Qual é a
sua opinião sobre isso?”
Prezado Matias.
Eu sou dramaticamente contra isso. E
a razão é simples. A intenção pode ser boa. Mas uma empresa não deve se expor a
ponto de resumir-se a uma filosofia que nada tenha com seu trabalho ou
posicionamento.
O pessoal do marketing costuma criar
slogans. Um slogan é diferente de um provérbio – desses que se encontram com frequência em Mídias
Sociais, atribuídos a Einstein ou Freud. Eu sei que quase todos jamais foram
ditos por nenhum dos dois. Mas o fato é que qualquer frase acompanhada do nome
de Einstein tem a garantia de que será lida e compartilhada, até porque as
pessoas o admiram, mesmo que o desconheçam.
Um slogan é uma frase de fácil
memorização que resume as características de um produto, serviço, marca ou até
mesmo de uma pessoa. Quem não se lembra das “mil e uma utilidades de Bombril”,
“de mulher pra mulher – Marisa” ou “só Omo produz o branco mais branco”?
Os slogans são expressões feitas
para serem repetidas comunicando uma ideia ou um propósito. Estão na política,
na religião e no comércio.
Um ditado ou provérbio é outra
coisa. Representa algo geralmente distante de um negócio. Haverá os que
concordam e os que discordam dele. Você, no seu caso específico, deve analisar o
que os clientes pensarão depois de lerem a bendita frase do seu funcionário,
por mais bonita que seja. Talvez pensem –
ou sintam, ou percebam – que a sua empresa “não serve” pra eles. É o que você
quer? Sei que não. Então não corra este risco fatal!
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473