14 de mar. de 2014

O COACHING E SEUS RESULTADOS NEGATIVOS

ABRAHAM SHAPIRO

Li um artigo num importante jornal de negócios sobre executivos que saíram do processo de coaching piores do que entraram. A dúvida levantada pelo artigo é: se o coaching é uma poderosa ferramenta de gestão de pessoas, como isso poderia acontecer?
A resposta é simples. O coaching está banalizado.
Com o aumento da oferta nos últimos anos, aventureiros venderam o coaching como a solução milagrosa para todos os problemas.  E pessoas de cabeça fraca, mas sonhadoras, imaginam-se alcançando o sucesso com isso. Mas nada nesta vida se consegue sem muito esforço, análise e conhecimento.
Coaching não é o que as pessoas imaginam. Se existisse uma ressalva do tipo “O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE”, para o coaching ela seria: “Em caso de não comprometimento e dedicação total do executivo, os resultados esperados não serão atingidos”.
O coaching requer do treinador, acima de tudo, ampla experiência sobre o caráter humano e seus ardis. Por isso, ele terá de ter habilidades em levantamento de vulnerabilidades, identificação de pontos fortes e fracos reais, dar feedbacks permanentes, além é claro, de distinguir com muita lucidez os pontos de melhoria da pessoa treinada.
Um curso de dois ou três meses quanto produzirá das condições necessárias para qualquer profissional desempenhar este papel? E o que dizer dos cursos de três dias?
O coaching pode, em muitos casos, mudar o rumo da vida das pessoas que o contratam. Por isso, trata-se de uma ferramenta fantástica de melhoria de desempenho de pessoas e empresas inteiras, capaz de conectar as necessidades individuais às necessidades profissionais e promover mudanças. Porém, quando levado de modo incorreto ou por pessoas despreparadas, os danos serão irreparáveis.
Todo processo de desenvolvimento humano malconduzido em empresas certamente não atenderá as expectativas. O resultado será a frustração para as pessoas e para a organização. Com o coaching não é diferente.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473