21 de mar. de 2014

LIDERANÇA E A GRAMÁTICA DOS PRONOMES PESSOAIS

ABRAHAM SHAPIRO

Conheci um gerente que, para conquistar a simpatia de sua equipe, e por acreditar que deste modo criaria um laço emocional, colocou-se em nível de igualdade com seus subordinados e se distanciou de seu superior.
É claro que não funcionou como ele pretendia. Isso nunca funciona, porque contradiz o princípio básico da hierarquia. Depois de um tempo, os subordinados interpretavam estas atitudes como falta de confiança do gerente na empresa e em seu chefe.
Desprezar o escalão superior é loucura. Compromete a empresa, sua filosofia e seus princípios.
Imagine um gerente em reunião com sua equipe. Ao ouvir alguém mencionar o nome do Diretor Financeiro, por exemplo, ele revira os olhos e comenta: “Eles dão ordens e nós somos obrigados a cumprir”.
Ele acaba de cometer uma falta gravíssima. O que comunicou através deste sofrível comentário divide a empresa em facções.  Ao referir-se a alguém como “eles”, isso transmite a mensagem de que de um lado estão “as vítimas isoladas e incompreendidas” enquanto do outro estão os malvados vilões.
Nada pode ser pior.

Um verdadeiro líder – seja gerente, supervisor, coordenador ou encarregado – deve ter a coragem de representar, em si mesmo, o direcionamento adotado pela alta administração, e jamais desacreditá-lo. Aliás, qualquer funcionário em posição de chefia só está aí com a finalidade de ser um tentáculo representativo da diretoria. Ele deve estar perfeitamente alinhado às táticas e estratégias estabelecidas pelos superiores e, havendo discordância, buscar condições de compartilhar seu ponto de vista com eles para conseguir consenso. Contudo, jamais exprimir ou participar seus pensamentos aos subordinados.
A prova definitiva da autenticidade de qualquer bom líder é o correto uso dos pronomes pessoais do caso reto. Você jamais o ouvirá dizer “eles”. É verdade, pois em qualquer ambiente realmente sinérgico apenas subsiste o “nós”. E um bom líder sabe muito disso como ninguém mais. Por isso é um líder!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473