ABRAHAM SHAPIRO
Assim como um aluno tem a obrigação
de sair da cama e levar a sério seu desenvolvimento pessoal, também o diretor
da escola tem de encarar seus obstáculos e assumir suas responsabilidades.
Afinal, isto sim é que produz respeito... e não o cargo que ele ocupa em si!
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
A mãe chama insistentemente o filho
para se levantar, vestir-se e ir à escola. Era uma rotina, especialmente na
temporada das provas.
- "Eu estou doente", o
filho grita de dentro do quarto.
- "Você não está doente, não” –
diz a mãe. “Levante-se. O tempo está passando e você vai se atrasar".
- "Eu odeio a escola”, diz o
filho. "Eu só tenho problemas lá. Todo mundo me critica e ninguém gosta de
mim. Além disso, eu tenho provas demais. Não me sinto animado nem um pouco para
sair daqui, mãe".
- "Desculpe, filho, mas você
tem que ir", diz a mãe. "Pense bem. Nossos erros nos ensinam. Não
leve as críticas para o lado pessoal. E eu não acredito nessa história de que
ninguém lhe goste. Você tem amigos lá. E as provas podem até ser muitas, mas
todos nós somos provados na vida. Então toda a sua experiência na escola é
útil! Por isso, seja responsável e levante-se logo porque você é o diretor deste
colégio e será um péssimo exemplo chegar atrasado ao seu trabalho".
Na empresa, o papel de todos é
atender. Atender sempre, o tempo todo. Seja os “de dentro”– entre os vários
departamentos – ou os de fora – os clientes, fornecedores e outros.
A responsabilidade de conhecer as
expectativas de quem atendemos é inteiramente nossa. Ela deve ser inesquecível,
inadiável e ocupar o primeiro lugar em tudo.
Defina imediatamente de que lado
você quer estar. E assim que fizer isto, você deverá entender que “responsabilidade
é um estado de superação pessoal”... constante!
Ser responsável é “puxar a obrigação
ou a incumbência para si”... e cumpri-la até o fim.
Em qualquer empresa, tudo está por
fazer o tempo todo para que a responsabilidade do atendimento seja atingida do
modo mais eficaz possível. É um processo
que não para nunca e jamais se conclui.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473