ABRAHAM SHAPIRO
No momento esta é a grande dica:
realize a descrição mais clara e real de todas as etapas de processos da sua empresa.
De posse desta descrição, será possível analisar e descobrir pontos a serem
otimizados e, assim, levar todo o pessoal a melhor desempenho, qualidade mais
alta e, ao que é interessante para qualquer negócio, lucro bom.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Processos é uma palavra que, há
poucos anos, começou a ser mencionada de modo crescente na literatura de
negócios. O motivo é o mesmo em todo lugar: ajudar a resolver o problema do achatamento
da margem de lucro de produtos e serviços.
É lógico. Quando o lucro começa a
diminuir, surgem questionamentos do tipo: “Será que estamos trabalhando
certo?”, “Os gerentes controlam o que é preciso?”, “Podemos melhorar a
qualidade do produto sem aumentar custos?”.
Desde que se busquem respostas de
modo profissional – e não pelos critérios do “Dr Achovsky” –, qualquer
boa pergunta pode produzir ganhos importantes para a empresa. Aí é que se
depara com “processos”.
E como ficam aquelas que não têm
processos definidos? Refiro-me às que atuam sempre de modo indefinido ou diferente?
Seja de forma personalizada, customizada ou bagunçada mesmo?
Vamos entender. Processo é o
conjunto de atividades desempenhadas para se atingir um ou mais resultados. Exemplo:
a receita de um bolo.
O cozinheiro, usando suas
habilidades e conhecimento, junta os ingredientes nos utensílios pré-determinados
e, com o conhecimento do que as pessoas gostam, realiza o passo a passo da
descrição detalhada da receita até chegar ao prato.
Na empresa, processo é a sincronia
entre insumos, atividades, infraestrutura e as referências necessárias para se adicionar
valor a produtos ou serviços a fim de que sejam oferecidos aos consumidores e
eles comprem.
Tudo o que se faz desde a produção até
a entrega ao cliente, incluindo o pós-venda, são as várias etapas de um grande
processo que descreve a atividade da empresa. Quanto mais detalhados e
descritivos forem estas etapas, maior domínio os empregados terão em sua
produção, venda, controle etc.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473