19 de mar. de 2014

PROCESSOS

ABRAHAM SHAPIRO

Processos é uma palavra que, há poucos anos, começou a ser mencionada de modo crescente na literatura de negócios. O motivo é o mesmo em todo lugar: ajudar a resolver o problema do achatamento da margem de lucro de produtos e serviços.  
É lógico. Quando o lucro começa a diminuir, surgem questionamentos do tipo: “Será que estamos trabalhando certo?”, “Os gerentes controlam o que é preciso?”, “Podemos melhorar a qualidade do produto sem aumentar custos?”.
Desde que se busquem respostas de modo profissional – e não pelos critérios do “Dr Achovsky” –, qualquer boa pergunta pode produzir ganhos importantes para a empresa. Aí é que se depara com “processos”.
E como ficam aquelas que não têm processos definidos? Refiro-me às que atuam sempre de modo indefinido ou diferente? Seja de forma personalizada, customizada ou bagunçada mesmo?
Vamos entender. Processo é o conjunto de atividades desempenhadas para se atingir um ou mais resultados. Exemplo: a receita de um bolo.
O cozinheiro, usando suas habilidades e conhecimento, junta os ingredientes nos utensílios pré-determinados e, com o conhecimento do que as pessoas gostam, realiza o passo a passo da descrição detalhada da receita até chegar ao prato.  
Na empresa, processo é a sincronia entre insumos, atividades, infraestrutura e as referências necessárias para se adicionar valor a produtos ou serviços a fim de que sejam oferecidos aos consumidores e eles comprem.
Tudo o que se faz desde a produção até a entrega ao cliente, incluindo o pós-venda, são as várias etapas de um grande processo que descreve a atividade da empresa. Quanto mais detalhados e descritivos forem estas etapas, maior domínio os empregados terão em sua produção, venda, controle etc.
No momento esta é a grande dica: realize a descrição mais clara e real de todas as etapas de processos da sua empresa. De posse desta descrição, será possível analisar e descobrir pontos a serem otimizados e, assim, levar todo o pessoal a melhor desempenho, qualidade mais alta e, ao que é interessante para qualquer negócio, lucro bom.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473