20 de mar. de 2014

O QUE FAZER PARA PREVENIR CONFLITOS NA EMPRESA

ABRAHAM SHAPIRO


Você acha possível prever todos os conflitos de interesse com que seus funcionários podem se deparar? Não. Não é possível mesmo.
Mas você pode aumentar a probabilidade de que eles ajam de acordo com o melhor interesse da empresa.
Como? Orientando-os.
Eu sempre vejo problemas quando a situação depende de comunicação clara. Porque em geral as pessoas pensam de um modo, mas se exprimem de outro, muito pior. Falta treino em comunicação.
Ao falar, por exemplo, é sempre interessante solicitar feedback do interlocutor para conferir se o que ele está entendendo é o que você quis dizer.
Ler e interpretar textos ajuda muito. Escrever de modo correto é outro treino importantíssimo.
As pessoas se preocupam em conhecer o lado técnico de suas profissões, porém desprezam sua língua e a leitura frequente.  Estas são ferramentas imprescindível para a organização do pensamento e da comunicação com clareza.
Além dessas, há outras ações fáceis a serem tomadas com o objetivo de que os funcionários entendam melhor o conceito da sua companhia.

Use o texto da missão da empresa. Uma declaração de missão bem elaborada serve como um "norte" para todos seguirem. Certifique-se de que todos a conheçam e entendam.
Utilize também os valores. Eles é que orientam sobre o comportamento em relação a clientes, fornecedores, colegas de trabalho, comunidades e acionistas. Valores bem definidos ajudam a evitar que se coloque a reputação da empresa em risco.
A cultura vem em seguida. Uma forte cultura corporativa esclarece o que é ou não permitido. Crie um código de conduta que aborde matérias de conflito de interesse, o processo de informações confidenciais, exposição ao suborno, discriminação, assédio etc
São ações fáceis de serem desempenhadas.
Invista o que for preciso para ter e utilizar estes recursos. Depois, algumas horas em sala de reunião para discutir e comunicar coisas que realmente interessam ao seu negócio serão definitivas para mudar muitas coisas para o bem de todos, mas principalmente do seu negócio.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473