4 de mar. de 2014

APRENDA PARA ENSINAR

ABRAHAM SHAPIRO

Imagine que você encontre um extraterrestre vindo de uma galáxia distante para comunicar uma mensagem importante aos terráqueos. O que você faria? Com certeza iria dizer:
- “Preciso contar a todos sobre isso! De que galáxia você diz ter vindo? E esses tentáculos? Eles funcionam, mesmo?”
Você começaria a pensar, analisar e focar tudo, porque há um público gigantesco de seres humanos esperando pelas suas palavras.
Este é um caso bastante extremo e, por enquanto, hipotético. Mas pode ser trazido para a realidade.
O que quer que aprendamos – seja em livros, palestras ou com a vida – devemos compartilhar com os demais. Foi fascinante para nós? Pode nos mudar? Ensina algo sobre "como viver"? Então, é preciso, agora, que pensemos como transferir esse conhecimento para os outros.
Aprender para ensinar! Isto é um ato de grandeza. A filosofia é: “Não guarde só para si. Se vale a pena, compartilhe!”
Defina qual é o ponto que mais lhe desperta a atenção. Entenda-o com máxima clareza possível. Imagine de que modo você irá explicar aos demais. Depois: divida com eles.
Essa técnica vale para todas as experiências da vida – voltando das férias, por exemplo, qual será a mensagem que podemos transmitir aos amigos quando os encontrarmos?
Em tudo o que fazemos – no zoológico, numa festa, lendo o jornal – continuemos nos perguntando: “Qual é o valor desta informação? O que ela me ensina?” E então: “quem mais poderia se beneficiar disto...  e como posso compartilhar?”
Não perca nenhuma oportunidade.
A ideia de ensinar deixa muitas pessoas desconfortáveis. Elas se julgam inadequadas por terem consciência de não serem perfeitas ou de ainda não conseguirem viver o que aprenderam. Mas isto é só racionalização ou desculpa, pois, na verdade, ninguém é perfeito e nenhum indivíduo consegue viver de imediato um terço daquilo que aprende. Requer tempo, esforço e muita persistência.  No entanto, o esforço é que conta!
Os melhores professores cometem erros. No início mais do que depois.
A aprendizagem da vida é como andar de bicicleta: quanto mais o fazemos, mais fácil se torna.
Ninguém jamais chegou a ser um grande mestre sem tropeçar ou fracassar algumas vezes. Assim, comece a sua parte hoje. Aprenda.... e depois ponha-se a ensinar. Você pode! Você deve!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473