5 de mar. de 2014

A SINERGIA DE STEPHEN COVEY

ABRAHAM SHAPIRO

Eu e os jovens empresários de quem sou mentor e orientador estamos estudando uma obra incrivelmente prática na área do relacionamento humano. É “A TERCEIRA ALTERNATIVA”, de Stephen Covey.
O núcleo central deste livro está na palavra sinergia.
Covey diz que a sinergia é o poderoso resultado ao qual se chega quando dois ou mais seres humanos respeitosos decidem, juntos, ir além de suas ideias preconcebidas para enfrentar um grande desafio. É quando 1 mais 1 é igual a 10, 100 ou mesmo 1000.
“Respeitosos”, ele diz. Se os dois ou mais seres humanos não se respeitam, jamais terão sinergia entre si. E isto é curioso. Eu conheci casais que se amavam. Ao perderem o respeito, a convivência tornou-se impossível. Já outros que se respeitavam, permaneceram juntos e satisfeitos mesmo quando o amor perdeu o colorido inicial.
A sinergia é uma decisão conjunta. Aqueles dois ou mais indivíduos respeitosos, quando frente a um grande desafio, decidirem suplantá-lo juntos, devem se predispor a ir além de suas ideias preconcebidas. Esta premissa parece interessante e simples de se entender.  Contudo, ir além das nossas ideias preconcebidas próprias é das mais difíceis tarefas a se desempenhar neste mundo. Natural é a qualquer indivíduo crer e apegar-se obsessivamente a seu ponto de vista pessoal. Por isso, não conseguimos sequer ouvir o que o outro tem a dizer.
Talvez por isso, sinergia seja um processo. O que é um processo? É uma sequência particular de ações com um objetivo. A criação do mundo, segundo o Gênesis, foi um processo. Uma receita de bolo é outro exemplo muito prático. Sinergia também é um processo. Daí ela não acontecer espontaneamente, porém, mediante o investimento de ingredientes ou recursos pessoais e um modo de fazer.
Covey conclui sua definição de sinergia com as seguintes palavras poderosas: “é a paixão, a energia, a habilidade, a emoção de criar uma nova realidade, que é muito melhor do que a anterior”.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473