6 de mar. de 2014

DEFINA O QUE É MAIS IMPORTANTE

ABRAHAM SHAPIRO


Era uma vez um jovem que recebeu de seu rei a tarefa de levar uma mensagem e alguns diamantes a seu irmão, que reinava numa terra distante. Recebeu também o melhor cavalo do reino para conduzi-lo na jornada.
- “Cuida do mais importante e cumprirás a missão!” - disse o rei ao se despedir.
O jovem escondeu a mensagem na bainha da calça e as pedras numa bolsa amarrada à cintura, debaixo das vestes... e sumiu no horizonte.
Para cumprir sua tarefa pegou um caminho que exigia o máximo do animal. Ele o deixava ao relento, não aliviava a carga nas paradas e forçou tudo o que podia.
Assim, o pobre cavalo não suportou o mal trato e morreu.
Passadas horas, o rapaz se deu conta da falta que o animal fazia. Sedento e enfraquecido de tanto caminhar a pé, caiu exausto no pó da estrada, onde ficou desacordado. Uma caravana de mercadores o encontrou e cuidou dele, levando-o de volta à sua cidade.
Imediatamente ele foi ter com seu rei para contar o que acontecera e, com desfaçatez, culpou o cavalo "fraco e doente" que recebera por seu insucesso.
- “Porém, majestade” – ele disse –, “conforme me recomendaste: ‘cuida do mais importante’, aqui estão as pedras preciosas que me confiaste. Devolvo-as a ti. Não perdi uma sequer”.
O rei as recebeu com tristeza e, de modo frívolo, despediu o cavaleiro.
Já em casa, o rapaz encontrou a mensagem do rei na bainha da calça, que dizia:
"Querido irmão, rei da terra do Norte. O jovem que te envio é candidato a casar com minha filha. Dei-lhe alguns diamantes e um bom cavalo, recomendando que cuidasse do mais importante. Faz-me o grande favor de verificar o estado do cavalo. Se o animal estiver forte e viçoso, saberei que ele aprecia a fidelidade e força de quem o auxilia em sua jornada. Se, porém, perder o animal e apenas proteger os diamantes, não será um bom marido e nem rei, pois terá olhos apenas para o tesouro do reino".
E quanto a você, empresário, executivo ou gestor que me lê. Qual valor você dá ao que é mais importante na sua empresa? Aliás, o que é mais importante para você? O seu lucro? Ou aqueles que o auxiliam na busca de resultados?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473