27 de mar. de 2014

OS PLANOS ESTRATÉGICOS NÃO SÃO MAIS OS MESMOS

ABRAHAM SHAPIRO


Ainda existe gente que nutre expectativa em Planejamento Estratégico e se põe a escrever um punhado de coisas que são, na melhor hipótese, intenções boas e nem um pouco mais que isto. E acham que cumpriram seu dever.
Ocorre que, no ambiente de negócios de hoje, a perspectiva de seis meses já é uma alucinação! Não só no Brasil. No mundo!
Planejamento Estratégico é uma bonita expressão para se utilizar em conversas empresariais. Soa como música aos ouvidos de muitos executivos. Mas sua efetividade está cada vez mais baixa em função dos prazos costumeiramente praticados.
Por tudo o que tenho visto, a frequência ideal para os diretores de uma empresa promoverem uma sessão de estratégia não deve ser anual, nem semestral, mas – pasme!!! – “várias vezes na semana”. Já há quem viva esta realidade intensamente. E já colhe lucros por ter entendido isso.
Um dos meus clientes, uma multinacional, acabou definitivamente com as salas privativas para diretores. Todos agora sentam-se junto a uma grande mesa, inclusive o diretor presidente. Ali se vê um computador, um telefone e um caderno de anotações para cada um. Neste formato desenvolvem a maior parte das ações internas e discutem situações pré-programadas ou contingenciais. Quatro secretárias cuidam dos assuntos gerais de todo o grupo e as salas onde antes alocavam as diretorias passaram a ser usadas para reuniões privadas dos gerentes com visitantes. Depois disso, a integração de todos os setores ampliou-se a níveis anteriormente quase impossíveis. A “estratégia” passou a ser um assunto tratado a todo momento.
Plano Estratégico! Cuide para não confiar demais nisso! Esqueça cinco anos. Esqueça um ano. Com alguma sorte, você poderá estruturar um plano mensal que faça algum sentido quatro semanas depois.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473