28 de mar. de 2014

A VEZ DOS CDF´S

ABRAHAM SHAPIRO

É estranho que, numa era com tanta informação, profissionais em geral são incultos, ou, quando têm acesso ou formação profissional, não sabem conjugá-la com a finalidade de produzir resultados positivos para si e para sua empresa.
Talvez seja porque as pessoas detestam ler. 
Você discorda? É só observar a tiragem dos mais importantes jornais do país. Adicione os assinantes digitais. Agora divida o total pela população brasileira – mais de 200 milhões de habitantes – e multiplique por 100. Este percentual é pífio, humilhante.
Dia desses, uma notícia chegava pela CBN no rádio do carro informando que uma empresa de petróleo pesquisou uma perfuração no Golfo do México e os geólogos anunciaram que as chances de conter hidrocarbonetos eram próximas de 60%. Comigo estavam três gerentes de uma grande empresa. O primeiro disse: “O que é um golfo?”. O outro: “Hidrocarboneto não é aquela comida que engorda?” E o terceiro: “A quem se interessa essa notícia?”
E eu pensei: “Quantos profissionais à cabeça de empresas importantes não têm condições sequer de fazer uma pergunta cabível?”
As pessoas falam apenas. A esmo! Algumas têm informação. Mas não processam de modo útil.
Mas há um lado positivo neste cenário – favorável a quem souber tirar proveito da lacuna aberta para quem se aplicar a leituras bem orientadas, a estudos e a cursos práticos.
Imagine, por exemplo, você mesmo diferenciando-se dos seus colegas e conquistando uma promoção ou uma vaga maravilhosa de emprego! Com esforço e critério de autodesenvolvimento isto é perfeitamente. E as oportunidade aí estão. Basta “estender a mão” e “apanhá-las”.
Escolha aumentar as suas chances de um novo e excelente posicionamento profissional através do estudo e da leitura, ou, do contrário, e com alguma sorte, você se torne empregado de um daqueles colegas de escola com quem muitos fizeram bullying por ser um Caxias, um Nerd ou um CDF.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473