ABRAHAM SHAPIRO
Faça um quadro com estas palavras e
pendure em todos os departamentos da sua companhia: “O que você deixa de fazer
em benefício do seu negócio torna-se força suplementar aos seus concorrentes. É
uma pena, já que, tão certo quanto brilha o sol, eles não deixarão de
aproveitar esta facilidade e fazê-la voltar sob a forma de ataques certeiros contra
você mesmo!”
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Falha no atendimento, negociação mal
finalizada, ausência de estratégia e fuga de clientes são sintomas de perda da fatia
de mercado que se conquistou. Caso isso esteja acontecendo com você sabe o que pode,
de fato, estar acontecendo? Segure-se para ouvir: “Você está investindo bons recursos
na sua concorrência”.
Há mais. Estrutura pesada e cara,
produtos de baixa qualidade, serviços fracos e falta de individualização de
clientes são, igualmente, “presentes valiosos” com que brindamos nossos
concorrentes.
Pare e veja que todos estes
problemas estão canalizando forças preciosas da sua empresa para outros
negócios. Mais do que você calcula
Muitos empresários do comércio, da
indústria e dos serviços relutam investir em treinamentos que tragam aos
funcionários clareza sobre processos e desempenho de suas funções. Com isso, fortalecem
os “inimigos”.
Não poucas vezes, seus concorrentes,
sim, investem sistematicamente na formação de seu pessoal e deixam suas
"tropas" de produção, administração e vendas em “ponto de ataque”. Aí
atacam. E os despreparados apenas choram suas baixas e derrota.
Já que investimento não é custo,
pois é dinheiro que retorna, seria importante conscientizar-se de que os
maiores custos do seu negócio não aparecem nos balanços. São os que decorrem de
erros de estratégia e da miopia de executivos e gerentes. Isto não é registrado
e nem calculado.
Quando numa guerra a estratégia
falha, soldados morrem. Nos negócios, a empresa morre. Mas o processo é um
tanto demorado. Por isso, morre à míngua. Mas até que o pior aconteça, elas culpam
o mercado, os funcionários, quando não os próprios clientes.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473