12 de mar. de 2014

A QUEM VOCÊ PENSA ESTAR FORTALECENDO?

ABRAHAM SHAPIRO

Falha no atendimento, negociação mal finalizada, ausência de estratégia e fuga de clientes são sintomas de perda da fatia de mercado que se conquistou. Caso isso esteja acontecendo com você sabe o que pode, de fato, estar acontecendo? Segure-se para ouvir: “Você está investindo bons recursos na sua concorrência”.
Há mais. Estrutura pesada e cara, produtos de baixa qualidade, serviços fracos e falta de individualização de clientes são, igualmente, “presentes valiosos” com que brindamos nossos concorrentes.
Pare e veja que todos estes problemas estão canalizando forças preciosas da sua empresa para outros negócios. Mais do que você calcula
Muitos empresários do comércio, da indústria e dos serviços relutam investir em treinamentos que tragam aos funcionários clareza sobre processos e desempenho de suas funções. Com isso, fortalecem os “inimigos”.
Não poucas vezes, seus concorrentes, sim, investem sistematicamente na formação de seu pessoal e deixam suas "tropas" de produção, administração e vendas em “ponto de ataque”. Aí atacam. E os despreparados apenas choram suas baixas e derrota.
Já que investimento não é custo, pois é dinheiro que retorna, seria importante conscientizar-se de que os maiores custos do seu negócio não aparecem nos balanços. São os que decorrem de erros de estratégia e da miopia de executivos e gerentes. Isto não é registrado e nem calculado.
Quando numa guerra a estratégia falha, soldados morrem. Nos negócios, a empresa morre. Mas o processo é um tanto demorado. Por isso, morre à míngua. Mas até que o pior aconteça, elas culpam o mercado, os funcionários, quando não os próprios clientes.
Faça um quadro com estas palavras e pendure em todos os departamentos da sua companhia: “O que você deixa de fazer em benefício do seu negócio torna-se força suplementar aos seus concorrentes. É uma pena, já que, tão certo quanto brilha o sol, eles não deixarão de aproveitar esta facilidade e fazê-la voltar sob a forma de ataques certeiros contra você mesmo!”
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473