26 de mar. de 2014

OS DESEMPREGADOS DE AMANHÃ

ABRAHAM SHAPIRO

Quando o assunto é produtividade, o que vem à mente de muitos é o chão de fábrica. Não é o que vem à minha. Eu penso também – e principalmente – no pessoal do escritório.
Qualidade e produtividade são itens que precisam atingir os burocratas e suas estruturas complicadas e lentas. Está na hora de construir uma nova base administrativa, que seja simples e eficiente.
Em 1970, um cargueiro de madeira demandava 108 homens e cerca de cinco dias para descarregá-lo. Isso significava 540 homens-dias. Com a amplificação do uso de contêineres, aquele mesmo trabalho, hoje em dia, é executado por oito homens em um só dia,  ou seja, oito homens-dias. Resultado líquido: 98 % de redução na necessidade de mão-de-obra.
É preciso uma revolução nas áreas de trabalho que têm lugar “sob ar condicionado”. Tudo ali carece de ser otimizado. E não só. Os softwares, os websites, os processos de negociação e venda, tudo o que tem a ver com administração.
Eu tenho certeza de que, muito em breve, a competição e a crise que vem por aí mudarão muito o ritmo e o trabalho das centenas de pessoas apinhadas nos tantos escritórios das empresas. Ficarão somente os melhores, os mais ágeis, os mais flexíveis e os que aprenderem a decidir conforme a realidade imposta por clientes e pelo mercado.
Quem estiver fora destes parâmetros já está sem perspectivas hoje. Amanhã, provavelmente estará imóvel, numa função irrelevante.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473