16 de abr. de 2013

COMO FALAR DE UM FRACASSO PESSOAL

ABRAHAM SHAPIRO


Se você voltasse ao mercado de trabalho após fracassar em um negócio próprio, você mencionaria este fato numa entrevista de emprego?
O empreendedorismo é experiência mais complexa do que imaginamos. E o número de empreendedores só aumenta. O que devia crescer junto é a profissionalização. Mas não é o que se vê, infelizmente. Falta de preparo é uma das causas que mais levam empresas a sucumbir. Muitas delas, por questões demais básicas.
Numa entrevista de emprego não há receita sobre o que dizer para dar certo. Tudo depende do que o recrutador está buscando para a vaga e de como o entrevistado se posicionará diante delas.
Ser sincero é crucial! Portanto, em resposta à pergunta que fizemos no início, fale a verdade sobre o seu negócio – especialmente se for perguntado.
O perfil empreendedor tem sido valorizado dentro das empresas independentemente das pessoas já terem ou não tido um negócio próprio. Deste modo, a sua experiência empreendedora poderá ter importância positiva. Mas para que ela seja útil, é preciso refletir sobre tudo o que você viveu e extrair lições disso. Eu sugiro que estas lições sejam otimistas, e não negativas ou frustradas.
O que e como fazer isto?
Antes de ir para a entrevista, anote as lições que você aprendeu. Tente visualizar quanto amadureceu e se hoje você  é capaz  de identificar os pontos fortes e fracos que adquiriu na experiência do negócio próprio.  
Encare os erros. Reconheça as mudanças que você colheu. Dê valor  a elas. Tenho certeza que o selecionador captará a importância destes pontos todos, desde que você seja humilde.
Se você mesmo acha que a experiência nada ensinou, então não haverá entrevistador no mundo que se convença. Por isso você deve tirar a ênfase de cima do fracasso a mantê-la na vivência útil porque você passou. 
Expresse a vontade de fazer a sua carreira dar certo a partir de visões construtivas, desde situações que tenham trazido boa aprendizagem para dentro da sua vida. Esta é uma opção de excelência para si e para quem você prestar os seus serviços.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". Contatos: shapiro@shapiro.com.br