ABRAHAM SHAPIRO
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
A equipe que você gerencia não é semelhante a jogadores de tênis, nem a atletas maratonistas. Se existe uma figura dos esportes que serve de base de comparação, o seu pessoal de trabalho está mais para um time de futebol. E como tal, todos os integrantes devem conhecer suas posições e funções, e que estão aí para defender o time em busca de um resultado.
Parece óbvio para você? Poucos gerentes de empresas têm essa visão. A prova é que muitos estimulam seus funcionários à competição entre eles próprios. E criam incentivos para conseguir isso. São as famosas campanhas que grande parte das empresas lança para motivar funcionários a alcançarem resultados. Mas sabe o que elas realmente conseguem? Para cada vencedor elas fazem dez derrotados. Imagine se os funcionários resolverem adotar o modelo da Fórmula 1! Eles teriam apenas duas alternativas para vencer: ou sendo mais rápidos que os outros, ou jogando-os fora da pista.
Como em tudo na vida, nesta situação o equilíbrio também é desejável.
Planos de incentivo e reconhecimento são recursos ótimos. Mas o espírito de equipe precisa estar acima de tudo. Encontre um modo de premiar todos.
Premiar vendedores é fácil. Em vez de aplaudir apenas aquele que trouxer mais dinheiro para a firma, congratule os que fazem o supremo esforço para que tudo corra bem. Crie outras categorias de premiações. Que tal o funcionário mais organizado, o mais pontual... e não se esqueça daquele que joga mais pela equipe.
Apóie! “Você fez um bom trabalho” é uma expressão que motiva até um burro de carga.
Use expressões sinceras à vontade.
Faça as pessoas encararem a competitividade como uma ferramenta, e não como um fim. Desta forma, você não verá o pessoal lutando simplesmente para ser mais pontual, mas para que a empresa entregue o pedido na data prometida.
Estabeleça objetivos semanais e mantenha-os à vista de todos. Cartazes, lembretes, e-mails... tudo é válido para as pessoas lembrarem que, além do compromisso com a empresa, elas têm um compromisso consigo mesmas... e estão determinadas a cumpri-lo!______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473