2 de abr. de 2013

PERCEPÇÃO, PAZ E HARMONIA

ABRAHAM SHAPIRO

Um homem encomendou a Picasso, o pintor espanhol, um retrato da esposa. Dia após dia, o artista trabalhou com a mulher como modelo em seu ateliê. Finalmente, chamou o cliente para mostrar a obra finalizada. Picasso tirou o pano de sobre a tela e apresentou ao marido o retrato da mulher segundo sua visão de artista. O marido, indignado, protestou:
- “Que diabo é isso? Essa figura não se parece nada com a minha esposa!”
E, então, tirando uma foto de dentro da carteira, mostrou-a a Picasso e exclamou:
- “Olhe aqui! Minha mulher é esta. É exatamente esta!”
Picasso pegou a foto, olhou, e com expressão de espanto meio sarcástico, comentou:
- “Meu Deus! Como ela é pequena”.
Quase todo mundo pretende entender de tudo e dar uma opinião sobre tudo.  Mal tenhamos a mais vaga ideia sobre algo, e já exigimos que todos a interpretem do mesmo modo que nós e nos apoiem.
Mas é impossível!
Cada um percebe as coisas de seu próprio modo.  Percepção é o conjunto de maneiras pelas quais interpretamos as coisas exteriormente a nós.
Cinco funcionários de uma equipe certamente darão várias interpretações para um aumento de salário de 8% no próximo mês.  Claro, porque essa interpretação é subjetiva, ou seja, depende de cada um.
Mas  estas mesmas cinco pessoas terão uma  percepção precisamente igual sobre um prédio de escritórios que está sendo erguido do outro lado da rua. Neste caso, o edifício é algo objetivo.
Não vemos as coisas como elas de fato são.  Nós as vemos como nós somos.
Portanto, temos que investir o esforço máximo para entender o que o outro pensa, como ele interpreta os fatos e as circunstâncias,  para só depois fazermos um julgamento ou avaliação disso.
Mas ninguém quer se dar ao trabalho de aprender como o outro pensa. E por isso, metem-se em  constantes conflitos e mal-estar.  
A lição é clara e antiga conhecida da sabedoria popular: “Conversando a gente se entende”. Pois então, vamos conversar.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473