24 de abr. de 2013

CONTEÚDO CONFIÁVEL x JABÁ

ABRAHAM SHAPIRO

Abro uma revista na sala de espera. Aquela não tinha qualidade editorial alguma. O conteúdo era quase todo comprado por empresas. Havia propagandas em todos espaços possíveis.
Vender propaganda e querer camuflá-la sob a forma de conteúdo informativo não é para qualquer um. Nem para quem quer. O editor tem que ser bom de verdade para fazê-lo sem que o leitor perceba. Do contrário, o “jabá” é descarado... É feio fazer isto!
Eu comecei a folhear a “revistinha”, e deparei com algo que me chamou a atenção. Era a foto de uma sala de escritório com uma grande mesa cercada de poltronas. O espaço era luxuoso, com grandes janelas, monitores de tv nas paredes e decoração fina. O título dizia: “O ambiente ideal para as decisões de impacto da sua empresa”.
Li e ri muito. Tratava-se de um artigo-propaganda dizendo que o ambiente onde se tomam decisões na empresa é o fator determinante sobre a qualidade dos resultados.
Sei que muita gente concordaria com este ponto de vista – fabricantes de móveis, vendedores de decoração, locadoras de salas e, é lógico, a empresa que tentava vender seus serviços através da matéria da revista!
Decoração ou móveis de uma sala fazem tanta diferença no acerto de uma decisão quanto a cor do carro sobre a potência do motor. Nenhuma!
Qualquer empresário de resultados positivos e negativos em sua trajetória sabe e testemunha que, muito mais que o ambiente externo, o elemento que realmente influencia uma decisão é o “ambiente interno”,  a saber: as condições psicológicas de cada indivíduo envolvido, o relacionamento entre eles e o entendimento claro sobre o que se está decidindo.
Portanto, não se iluda. Uma empresa sã só é possível quando as pessoas que nela atuam têm mente sã.  
Deixar-se levar pela enxurrada estúpida de bobagens que se leem por aí – ainda mais nessas revistinhas jabazeiras de salas de espera – é nivelar a sua cultura e informação por baixo... por muito baixo!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473