11 de abr. de 2013

COMO UM ACORDO SOCIETÁRIO AJUDA A GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES

ABRAHAM SHAPIRO

A tentação do interesse pessoal é altíssima em qualquer empresa familiar. E nociva! As circunstâncias nas quais o interesse pessoal de qualquer sócio prevalece são todas desastrosas. Sempre.
Por isso, a melhor atitude que um fundador ou os sócios bem ajustados da geração atual podem tomar em favor de seus sucessores numa empresa é transmitir sua sabedoria e as vantagens da ação coletiva e unificada, junto de vivenciá-las.
Eu vi uma empresa na qual um sócio usava recursos corporativos a seu bel prazer. Fazia longas viagens internacionais a passeio por conta de um ou dois dias de participação numa feira do setor. Ele descarregava despesas de moradia no caixa, empregava escancaradamente cônjuge e outros agregados no quadro funcional sem nenhum critério. Coisa feia! E se algum de seus sócios reagisse, corria o risco de deflagrar uma guerra cujas armas consistiam nos mais requintados repentes de agressão moral, emocional e outros desgastes manipuladores por parte daquele aproveitador declarado.
Isso tem solução!
Um acordo de sócios pode não ser definitivo na promoção de comportamentos que resultem na perfeita gestão de um negócio familiar. Mas ajuda muito a conter impulsos exploratórios naturais. Até porque cooperação e ação unificada exigem regras claras. E o que está escrito e assinado tem poder.
Não é fácil produzir um acordo societário, do mesmo modo que uma boa e ajustada equipe de trabalho não surgiu naturalmente. Boas ideias emergem de tensões saudáveis no interior dos grupos. É exatamente este o espírito que impera no desenvolvimento de um acordo societário inteligente e bem conduzido, já que a tandência ao benefício pessoal é o mau de toda empresa familiar.
Como tudo na vida depende de inspiração para chegar ao bom sucesso, aqui vai uma ideia com força de persuasão. “Irmãos conduzindo uma sociedade aproximam-se demais de ser como os cachorros que puxam um trenó numa corrida na neve: só o líder aprecia a paisagem”.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473