23 de abr. de 2013

UMA PROPOSTA INCRÍVEL PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

ABRAHAM SHAPIRO


Um paciente vai ao médico com sintomas de uma doença. O médico o examina e levanta seu histórico, considerando as causas mais prováveis. Em seguida, prescreve os exames específicos que ajudarão a analisar ou confirmar as hipóteses levantadas para as causas.
O doente deixa o consultório, dirige-se ao laboratório, realiza os exames e os traz de volta ao médico. Ele então os analisa , estabelece o diagnóstico da doença e propõe a medicação.
O paciente toma remédios e retorna ao consultório dias depois a fim de que o médico monitore o processo e avalie a eficácia dos medicamentos contra a doença.
Este não será um comentário sobre o lado organizacional de um consultório médico, mas uma breve exposição sobre como resolver problemas –  qualquer problema: pessoal, empresarial ou profissional.
Toda vez que surgem problemas na empresa é aquele corre-corre. Todo mundo quer fazer tudo ao mesmo tempo. E boa vontade aliada a ações aleatórias quase nunca produzem o resultado esperado.

De repente, o problema é resolvido. Ninguém sabe exatamente como.   Mas já que ele não existe mais, está ótimo!
E se ocorrer novamente? Uma nova correria?
Essa tática significa "falta de controle". E onde não há controle, não há gestão.
“Planejar o que fazer; agir conforme o plano; conferir o que se realizou; e corrigir o que não deu certo” é um método que, aplicado da forma correta e com o engajamento de todos, resolverá qualquer problema.
- A primeira coisa a fazer é observar o problema, identificá-lo corretamente e elaborar um Plano de Ação para solução.
- Após isto, é hora de informar e treinar o pessoal sobre as etapas deste plano e pôr mãos à obra.

- O resultado de cada ação e sua efetividade frente aos objetivos devem ser analisados.

- Ao avaliar os acertos e os erros o que se consegue é padronizar o que vai bem e corrigir o que estiver dando errado.
Pode parecer difícil. Mas esta é a forma mais lógica e simples de se coordenar a solução de qualquer problema. E agora, que tal  copiar este post e compartilhar com o pessoal da empresa?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473