25 de abr. de 2013

CONFIANÇA: UM ATIVO QUE RENDE LUCROS

ABRAHAM SHAPIRO

Se a sua empresa tem um nome de confiança e depende disso como apelo comercial frente a uma concorrência confusa, não linear e assimétrica, você e a sua equipe têm de aprender a usá-lo como um ativo, especialmente em momentos de tão grande exigência por qualidade e satisfação, como hoje.
Existe uma oportunidade enorme em explorar a confiança inspirada pela força de uma marca. E Isto deve ser feito de forma intensa e direta.
Comece agregando o termo "confiança" verbal e textualmente a todos os meios utilizados pelo marketing. Traduzindo: faça propaganda e comunique o porquê da sua marca merecer confiança.
É claro que isto é só a parte aparente do processo. Existem ainda os aspectos ocultos. Eles é que darão sustentabilidade ao discurso.
Otimize a estrutura da empresa: produção, qualidade, expedição, comunicação,  vendas, prazos e, acima de tudo, atendimento.  Os clientes escolhem fornecedores elegendo critérios claros de benefícios. Não há dúvida de que o tempo só permite sobreviver a empresa que entrega aquilo que prometeu e vendeu. Do que estamos falando? De confiabilidade ou  confiança.
Fornecedores alternativos – os “meia-bocas”, oportunistas ou paraquedistas – vão desaparecer.  Igualmente os que nada oferecem senão preço baixo. Sabe por quê? Fácil responder. Eles não inspiram confiança. Podem até dar seu lugar a novos picaretas como eles, já que desde os tempos de Adão e Eva o mundo é assim.  
Em suma: acabou o tempo do blá, blá, blá, das propagandas vazias e afirmativas aleatórias. A estratégia firme tem como alicerce “ser efetivo naquilo que se faz”.
Se você pode fazer o melhor, não faça mais-ou-menos. E cobre por isso. O cliente pagará pelo que lhe parece bom no primeiro momento, e confirme os benefícios percebidos ao longo do tempo.  Quando constatar que tudo foi cumprido, ele se satisfará e irá voltar à compra daquele item.
A palavra que melhor descreve este processo? Confiança!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473