26 de abr. de 2013

A VERDADE SOBRE O EGOÍSMO

ABRAHAM SHAPIRO

Quando você encontrar alguém bem ajustado ao trabalho, olhe este indivíduo de perto. Você verá  que ele ama a paz e  busca a paz em tudo. Já um desajustado como é? Apegadíssimo a seu ego.
Todo egoísta ama louvores, estar em evidência e receber referências verbais de todos. E o que faz para conseguir isso? Ele se esconde por trás da máscara dos princípios.
O egoísta explica sua estupidez e grosseria por meio dos mais retos e bem orientados princípios de vida. Parece irônico, mas é vero. Amizades, casamentos, sociedades de negócios e outras relações importantes são destruídas por egos disfarçados de elevados princípios.
Você ouvirá, por exemplo: “Por mim, até deixo passar a sua atitude. Mas tenho por princípio não perdoar ninguém até que peça desculpas. ‘Sinto muito’ não é suficiente!” Isto é o egoísmo fantasiado de retidão e justiça.
Nós entramos em discussões por motivos que sempre nos parecem corretos. Ao observar, porém, vemos que o motivo não é outro senão nosso orgulho ferido ou ego magoado. Aquela tendência a querer “ensinar aos outros quem somos” ou a impor nossa vontade “justa e certa” é um sinal de que estamos ultrapassando a barreira da razão, e já nos tornamos egoístas conceituais.
A voz interior do egoísta grita como uma criança mimada e birrenta, exigindo coisas como  se ‘o queridinho da mamãe’ fosse! Queremos todo o respeito que nossa imaginação cobra do mundo, porque ele nos deve. Impomos que nos tratem como desejamos e, se possível, que o rei se levante e dê o seu assento no trono para que nos sentemos.
Conheci um homem idoso e sábio que ignorava insultos e evitava intrigas. Ele era flexível e indulgente com todos. Certo dia, uma pessoa lhe sugeriu que exigisse maior respeito de todos em vez de permitir que lhe tratassem com intimidade. Ele respondeu:
- “Acho que não será bom. Eu é que devo tratá-los com o máximo respeito. Quando faço isso, muitos captam o meu exemplo e o imitam. Mas se eu apenas estabelecer que me tratem com reverência, será falso e irreal de minha parte. Por isso, eu prefiro dar respeito primeiro. E se a pessoa entender a minha atitude, ela sempre me devolverá o que recebeu”.
Aí está o mais brilhante exemplo do que não é o egoísmo!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473