15 de abr. de 2013

CORAGEM HOJE!

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 15/abril/2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

ABRAHAM SHAPIRO


Um senhor abordou-me no café que frequento. Ele estava acompanhado da esposa. Eu não os conhecia. Ao cumprimentar-me efusivamente, revelou que ambos ouvem o meu boletim diário na Rádio CBN e leem esta coluna às segundas-feiras.  Eu os agradeci. Em seguida, ele solicitou que eu dissesse algo que o ajudasse a tomar coragem para abandonar o vício do cigarro. Sua mulher completou dizendo que a saúde do marido estava em risco com hipertensão e já no início de problemas cardíacos.
Eu os ouvi com atenção. Em seguida, quando ele esperava por uma palavra minha que o motivasse, eu olhei firmemente em seus olhos, e lhe disse:
- Pare de fumar, seu tonto!
Um silêncio constrangedor tomou conta de nós três por alguns segundos.
Eu, então, desejei-lhes bom dia, virei-me e caminhei até a minha mesa.
Semana passada eu o encontrei no supermercado. Ele aproximou-se sorrindo e, cheio de orgulho, informou-me que já estava há quarenta dias sem fumar.  Quis me agradecer. Mas antes que o fizesse, eu o interrompi e, para mostrar o valor de sua responsabilidade, eu então lhe disse:
- Você se esforçou e conseguiu a recompensa que buscava. Vejamos como serão os próximos quarenta dias.
E ao finalizar, disparei:
- “Você não é um tonto. É?”
Ele sorriu e seguiu com seu carrinho de compras.
Todos nós temos nas mãos a decisão sobre muitas coisas importantes da nossa vida. Mas ficamos demais preocupados com o que os outros pensam, e quase nada em fazer o melhor que podemos.
Como consequência, muita gente pauta sua vida sobre: “Depois eu faço isto”;  “Amanhã eu começo...”. “Semana que vem eu vou...”
Mas o que é depois? O que é a semana que vem? Nós estamos aqui agora. Pretender fazer “depois” é vago.
Pare de negar a realidade. Quer enganar os demais? Enganar a sua família? O máximo que  conseguirá com isto é engara-se a si próprio. Mas há algum benefício em enganar um tonto?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473