19 de abr. de 2013

SER DIFERENTE

ABRAHAM SHAPIRO


Eu não devo ser igual a ninguém. Você também não. Aliás, o entendimento mais profundo da vida está em saber que não somos iguais entre nós. E não somos mesmo!
Cada ser humano é um indivíduo diferente de todos os demais. Eu sou único. Você é único. Ela é única.
Se você me perguntar por que digo tantas vezes que somos diferentes, eu lhe responderei duas coisas. A primeira: porque, de fato, somos. E a segunda: porque devemos ser diferentes.
O mínimo denominador comum é inútil para a vida. O óbvio ou idêntico não oferece  vantagem alguma
Todos nós precisamos olhar mais alto, e ter, com isso, maior empenho em buscar o que desejamos como seres humanos. Eu e você temos de suplantar o básico e o comum. O que se faz com o básico? Apenas os primeiros passos em qualquer direção. Até aí, tudo bem. Mas para quem quer ir adiante, é requerido ultrapassar o básico.
O jogo de xadrez é isso. Teoricamente, qualquer pessoa pode aprender a jogá-lo em meia hora ou pouco mais. As regras são as mesmas para todo mundo. Entretanto, quando pela primeira vez se vai além das regras deixando aquele nível inicial em que nos preocupamos apenas em movimentar corretamente as peças, então começaremos a formar os padrões mentais que irão nos distinguir de todos os que sabem movimentar peões, cavalos, bispos, etc, isto é, os medianos.
O sucesso de qualquer empreitada séria – sejam os negócio, a carreira profissional ou um projeto de retificação pessoal – depende disso exatamente. Direi de outro modo: nada terá bom êxito sem que se diferencie com efetividade e comprovadamente. Tudo o que for no máximo “lugar comum” jamais será percebido e nem apreciado. Acabará como objeto da indiferença de todos.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473