17 de abr. de 2013

O DELICADO MOMENTO DA DEMISSÃO DE UM FUNCIONÁRIO

ABRAHAM SHAPIRO

Ninguém gosta da tarefa de demitir um funcionário. Mas ela faz parte da vida empresarial.  Qualquer gerente que se preze terá de desempenhá-la.
É importante saber a melhor forma de demitir alguém, e esta boa prática se consegue quando não causa traumas ou danos a autoestima dele.
Sejamos práticos, então. Chegou a hora de mandar um integrante de sua equipe embora. O que fazer para que isto seja o menos doloroso possível?
Em primeiro lugar: evite demitir numa sexta-feira. Prefira fazê-lo numa segunda ou terça de manhã. A razão é que no começo da semana o seu ex-funcionário já pode agir organizando o currículo e sair para procurar uma nova colocação no mesmo dia. E você poderá expor a situação na hora para o restante da equipe.
Uma demissão na sexta-feira indica que o funcionário vai passar o fim de semana mal-humorado, brigando com a família, e o resto da sua empresa terá dois dias para criar todas as fofocas imagináveis sobre os motivos da demissão, injustiças da empresa e outros temas desgastantes ou picantes.
Exponha as razões ao funcionário com máxima clareza. Qualquer pessoa tem o direito de saber exatamente por que foi demitida. Quanto menos surpresas nessa hora, melhor. Esteja consciente de que sempre será um baque para ele/ela. Assim, após expôr os pontos da demissão, deixe que a pessoa fale. Talvez ela até desabafe um pouco. Mas mantenha-se firme na decisão e não se deixe influenciar pela emoção. Espere que ela diga tudo o que tem a dizer. Isto é uma demonstração de respeito.
Para concluir, ajude o ex-funcionário a ter uma visão do mercado de trabalho e possíveis opções que se enquadrem a seu perfil.  E se você quiser acertar de verdade, dê a ele um benefício de demissão. Contrate uma boa e confiável agência de Recrutamento & Seleção para um processo de outplacement e deixe que ela cuide de sua recolocação. Nada mais do que fazer pelo seu próximo “o que” e “como” você gostaria que fizessem com você.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473