10 de abr. de 2013

EDUCAÇÃO E BOM GOSTO

ABRAHAM SHAPIRO

Se eu lhe disser que a maior parte da arquitetura, da música, das artes em geral e de tudo o mais é lixo, talvez você não goste. Não é nada pessoal contra você.
Mas e se eu  incluir a política nesse rol? Até ouço você dizer:
- “Ahhh! Agora ficou bem mais fácil ver que tem sujeira demais por aí.”
Houve um norte-americano chamado Theodore Sturgeon que ficou conhecido por seus adágios
inteligentes. O mais famoso deles, conhecido como Lei de Sturgeon, diz que “90% de qualquer coisa é lixo”.
A bem da verdade, em seu estado natural o ser humano não tem bom gosto e nem sensibilidade originais. Somente a educação e o desenvolvimento pessoal lhe conferem isto do modo correto e equilibrado. Na ausência de um processo progressivo, qualquer pessoa será comum e tosca, ou óbvia demais. O que ela fizer tenderá a ser feio. Parece um padrão.
Educação é um diferencial que nem a fortuna e nem a sorte podem garantir.  
Mas parece consenso entre as pessoas menos reflexivas que bom gosto é uma virtude inata ou dom Divino. Não é! Bom gosto se adquire aprendendo, observando, imitando.
A melhor maneira de aprender sobre quais detalhes realmente importam na construção do bom gosto pessoal é examinar os detalhes das coisas realmente belas e agradáveis. Isto requer determinação e dedicação para desenvolver olho critico, sem o qual, jamais se chega ao desejado “bom gosto”.
Eu particularmente temo que, hoje em dia, os 90% de lixo sobre os quais falou Sturgeon sejam um número bondoso. O lixo gerado pelas pessoas relaxadas e não-conscientes chega muito próximo dos 100%. Estou falando  da maior parte da população infelizmente.
Termino meu artigo com um pensamento de La Bruyére, filósofo francês, que nos brinda, de modo estupendo, um belíssimo ensinamento sobre este tema. Ele diz: "Entre o bom senso e o bom gosto a diferença é de causa para efeito".
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473