29 de abr. de 2013

MENTOR, E NÃO MAGO

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 29 de abril de 2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO
Cada pessoa precisa de um mentor. E o mentor também precisa de um mentor. E o mentor do mentor... Bem, ninguém pode se levantar do chão puxando seus próprios cabelos. Mais que uma regra de sucesso para o trabalho, este é um princípio de vida.
Sair em busca de alguém com quem você possa contar como conselheiro não é simples, nem fácil. Mas é excepcionalmente necessário.
Esta, aliás, era a ideia original quando o coaching migrou da área dos esportes para a vida corporativa e para a carreira profissional.  Mas se desvirtuou. Hoje, o coaching vem se transformando em mais um caça-níqueis de profissionais fracassados em outras áreas.  É fácil identificá-los. Eles estão por aí dando palestras esdrúxulas, cujos títulos mais parecem temas de uma religião estranha do que meios úteis e práticos para gestores e líderes.
Um mentor o que seria para você? Para começar, um orientador,  indivíduo que lhe interpreta com entendimento e sabe se colocar no seu ponto de vista a fim de auxiliá-lo nos seus julgamentos pessoais e decisões.  
A vida de um homem de negócios exige um estado de alto nível de lucidez.  Mas o cotidiano não contribui para isto e  traz consigo uma avalanche de problemas e tensões. Neste cenário, poder contar com alguém capaz de auxiliar a manter o equilíbrio com clareza e compreensão não é apenas bom, mas desejável.
Um mentor deve ser confiável e respeitável. Ele será maduro, emocional e racionalmente equilibrado.
Ter conhecimento e sabedoria também é o que se espera dele. Apenas para esclarecer: “conhecer” significa ter domínio teórico ou prático de uma arte, ciência, técnica etc. “Sabedoria” não se restringe a ter conhecimento. O sábio é uma pessoa de reflexão e experiência. É ser sensato, julgar com claridade especialmente situações complexas – aquelas que envolvem elementos com que não se tem habilidade de visão e análise.
Uma vez que você tenha encontrado um mentor,  a relação de confiança entre ambos deverá ser imperativo.  Insista e persista em tudo quanto ele lhe orientar.
Meu conselho: não espere mais para se tornar um estudioso da vida, da sua própria vida. Seja proativo e faça de alguém o seu professor pessoal.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473