5 de jul. de 2012

O CONCEITO DE MERCADO

ABRAHAM SHAPIRO


Quando o Claudio chegou à cafeteria, eu e Beatriz conversávamos sobre seu trabalho. Pedi a ele permissão para apresentá-la como é meu hábito:
- Esta é a minha amiga Bia. Ela é a designer do folder da minha empresa, que lhe mostrei recentemente. Bia, este é o Claudio, proprietário deste café.
Eles se cumprimentaram e eu prossegui:
- A Bia e seu marido Bruno já são seus clientes, Claudio. Quando você necessitar do desenvolvimento de alguma arte para impressão, não hesite em contratá-la. Ela é competente e criativa. Você viu o nível do trabalho que ela me prestou.
O Claudio manifestou sua impressão:
- Muito prazer. Foi ótimo tê-la conhecido e visto um de seus trabalhos, Bia. Estou instalando a minha padaria e vou precisar desenvolver embalagens para os produtos que irão compor o novo mix.
Pronto. Estava potencializado mais um negócio entre dois profissionais que não se conheceriam se eu não tivesse a mania de fazer apresentações com um curto currículo das pessoas que conheço entre si.
Trocaram cartões. Ele pediu licença e se retirou. Então a Bia então comentou comigo:
- Uau! Valeu a pena ter vindo aqui, hoje, Shapiro. Nunca imaginei que fosse conseguir um bom cliente de modo tão rápido e fácil. Isto é relacionamento.
E eu completei:
-Não é só relacionamento, Bia. É mais que isso. Eu decidi dividir um benefício que antes era exclusivamente meu com duas outras pessoas: a amizade do Claudio e o seu talento de designer. E todos ganharam. Inclusive eu.
Imagine, querido leitor, um lugar onde todos se beneficiam mutuamente através da compra e da venda, com justiça, e sem agredir ou explorar indevidamente o meio ambiente. E para completar este cenário de sustentabilidade real: todos os envolvidos agindo com temor aos Céus. Que nome teria isto? Paraíso? Não. Na verdade, este seria o mais original e genuíno conceito de MERCADO.    
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473