20 de jul. de 2012

CONHECER O CONSUMIDOR: QUESTÃO DEFINITIVA

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ABRAHAM SHAPIRO


É inquestionável a necessidade de você conhecer os seus consumidores. E será um engano pensar que é suficiente ter os dados cadastrais deles. Não é do conhecimento de fichas e questionários que estou falando. É preciso saber sobre seus hábitos de consumo, o grau e as razões de fidelidade à sua marca, se eles compram dos concorrentes e por que compram.
Negligenciar estes pontos é prejuízo ao seu empreendimento, vez que são fundamentais para a construção de qualquer estratégia eficaz para manter e conquistar potenciais novos compradores.
Não subestime as estatísticas. Elas podem revelar novos consumidores, suas expectativas e outras informações.
Leia. Informe-se! Acesse meios eficientes de saber as razões de quem está comprando. Há inúmeros estudos, livros e notícias que podem somar valor ao seu negócio. Podem também despertar visões importantes que ajudarão nas estratégias ainda não pensadas.
Relacione-se com o seu consumidor.  Torne esta relação próxima. Responda às suas dúvidas e queixas. Trate-o com respeito e solucione seus problemas.
Você faz propaganda? Ótimo. É importante. No entanto, mesmo bem dirigida ou focada sobre o seu público,  nenhuma propaganda supera a comunicação direta com o cliente. Mas você deverá respeitar regras de etiqueta e boa educação nesse tipo de abordagem. Do contrário, ela causará o efeito oposto. É só observar o que as pessoas fazem com a enxurrada de e-mails de anúncios que recebem diariamente.
Faça o cliente conhecer os seus produtos e serviços, sim. Todo investimento nisto é útil e funciona! Mas lembre-se de conhecer o cliente, ok? O máximo possível.
Ligue-se nesta regra maravilhosa: atenda o seu consumidor com a mesma vontade com que você o fez no princípio, já que fidelização só se consegue com esforço frequente e inovação sequente em atendimento de excelência.
E lembre-se: “Há certas coisas que são impossíveis saber. A primeira delas é quais são essas coisas”.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473