11 de jul. de 2012

O PREÇO DO QUE É BOM

Prefere ouvir esta postagem? Clique aqui

ABRAHAM SHAPIRO


Alerta máximo em tempo de queda nas vendas: só vendedores que não conhecem o produto que vendem querem igualar seu preço ao da concorrência. Não importa se o cliente trouxe um orçamento do “mercado de pulgas”.
Lembro-me da maior aula de vendas que tive. Foi quando reclamei do preço da comida de um ótimo restaurante a meu tio. Após ouvir-me, ele falou: “Vou lhe indicar um lugar onde você encontra comida por menos da metade do preço. É ali na cantina da Dona Maria.” 
Quando passei em frente à tal cantina,  o preço do restaurante tornou-se muito, mas muito barato à minha percepção. Era um lugar feio, desconfortável e duvidoso quanto à limpeza da cozinha.
Então entendi que no restaurante eu não pagava apenas pela comida, mas pelo prazer de comer em mesa coberta com uma linda toalha, pelo serviço de excelentes garçons,  pelos  talheres de prata, poltronas confortáveis e um salão com cortinas, ótima iluminação, música agradável e nada de odores de fritura.
O preço de um produto deve ser justificado ao cliente. Ele deseja saber por que se cobra o que está escrito na etiqueta. Ainda que o produto não seja lá muito melhor do que o da concorrência,  o cliente quer a verdade daquilo que irá comprar.
Uma apresentação se faz com expressões atraentes, sim. Com boas palavras, sim. Mas acima de tudo, com elementos reais, comprováveis e concretos. Nada de ilusionismo.
O meu cabeleireiro é um grande profissional. Seu preço é o mais alto da cidade. Mas se eu for ao seo Onofre, da velha barbearia, e disser que eu não me incomodo em ficar em pé enquanto ele corta meus cabelos, tenho certeza que terei achado o preço mais barato possível. Mas será ótimo que eu não tenha um espelho em casa.
Pois é. O que é bom, vale!
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473