19 de jul. de 2012

TEORIA E PRÁTICA, PRÁTICA E TEORIA

Ouça esta postagem. Basta clicar aqui



ABRAHAM SHAPIRO
Li uma frase esta semana: “Teoria é quando você sabe tudo, mas não pratica nada. Prática é quando você faz tudo, mas não sabe por quê. Na minha empresa combinam teoria e prática: ninguém faz nada, e não se sabe a razão”.
Este pensamento é mais trágico que engraçado, especialmente por ser verdade em muitos lugares. Não foi dito por um empresário, mas por um empregado. E isto me faz ter certeza de que as coisas não vão nada bem onde adotam esta conduta.
Imagine quantos empregados recebem salário, benefícios e outras regalias sem nada produzirem ou apenas fingir que desempenham funções!
Isto é real e explica a penúria por que muitas empresas passam num tempo em que há clientes, há mercado, mas elas não conseguem produtividade e nem boas vendas.  
Uma das causas mais comuns e frequentes disso é a falta de treinamento sobre os objetivos de cada função.
Os recém-contratados são levados para um tour pela empresa durante sua integração, porém, nada lhes informam sobre seus objetivos, sobre os resultados que se esperam deles e sobre como deverão atuar para terem sucesso. Cada um aprende observando o outro, o que resulta na propagação de erros e vícios. Ao final, o que se consegue é uma somatória astronômica de falhas. Não há qualidade, não há produtividade.
Muitos RH´s quase sempre nada sabem sobre a prática das várias funções da empresa. Alguns têm em mãos boas descrições teóricas, mas não sabem implantá-las. E para agravar, as empresas contratam recém-formados ou gente inexperiente,  confiando a eles a administração de seu maior e hoje mais escasso recurso: as pessoas. Cegos conduzindo cegos.
Pense e repense o seu RH!
Se a sua empresa ainda não tem um RH bem definido, esforce-se para criá-lo. Mas faça certo. Contrate profissionais que lhe instruam, porque na maioria das vezes, problemas complexos têm soluções simples, fáceis de entender e ... erradas.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473