12 de jul de 2012

QUALIDADE É O MELHOR POSSÍVEL

Prefere ouvir esta postagem? Clique aqui

ABRAHAM SHAPIRO


Durante a Revolução Francesa milhares de pessoas foram guilhotinadas. Um dia, três homens estão esperando sua execução: um advogado, um médico e um engenheiro.
O advogado será executado primeiro. Ele é levado à guilhotina, o padre o abençoa, e ele coloca o pescoço no cadafalso. O carrasco solta a lâmina que cai e para na metade do percurso. Aproveitando a oportunidade, o padre reage imediatamente:
- Senhores, Deus não quis que este homem morresse. Temos que libertá-lo.
O carrasco concorda e o advogado é solto.
O médico é o segundo. Mesmo ritual. Quando a lâmina é solta, novamente para na metade do percurso. Mais do que depressa, o padre pede para libertá-lo, e o carrasco também o atende.
Enfim, é a vez do engenheiro. O padre o abençoa, porém, o engenheiro, ao colocar a cabeça no cadafalso, dá uma olhada para cima e diz:
- Ah, sim! Ali está o problema. O trilho da lâmina está emperrado!
Ser profissional fanático demais só não é pior do que ser um profissional relaxado. O mesmo se dá com as empresas. Todo mundo sabe que perfeição não existe.  Mas vender lebre e entregar gato é caso de polícia, concorda?
Eu indiquei a um cliente que comprasse os produtos de uma indústria de quem ouvira boas coisas, porém não conhecia bem. Dei-me mal. Tratava-se de uma mesa de reuniões aparentemente muito bonita. Mas depois de instalada,  os pés eram tão largos que anulavam quatro espaços de quem se sentava, as caixas elétricas instaladas sobre o tampo tinham apenas quatro tomadas e não permitiam o encaixe de “tês” para a multiplicação de acessos.
Eu não sabia o que fazer, afinal eu indicara o fornecedor ao meu cliente!
A lição? Verifique antes de indicar. Alguém disse que é preciso ver para crer. Eu vou mais longe: após ver, não creia, ainda. Confira. Não é porque as rosas cheiram melhor do que as ervilhas que elas dão uma sopa melhor.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473