27 de jul. de 2012

O CAMINHO DO MEIO EM LIDERANÇA



ABRAHAM SHAPIRO


A liderança é um papel compartilhado com pessoas que não são líderes titulares. Reis têm regentes sussurrando em seus ouvidos. Presidentes têm conselheiros. Diretores e gestores de empresas têm consultores.
O objetivo atual da consultoria é um alto desafio para todos os consultores: ajudar a moldar comportamentos. Isto faz da função de consultor algo muito difícil de ser desempenhado.
Sucesso empresarial não é mais medido apenas por um balanço econômico-financeiro. Há diretores produzindo elevados valores palpáveis para suas empresas, mas reprovados pelo seu próprio staff. As consequências são sérias. Eles não conseguem “fidelizar” seu pessoal. Os principais funcionários dormem e acordam sonhando com uma colocação em outra empresa, pois detestam ou não se adaptam aos padrões de personalidade do chefe – que confunde agressividade nos negócios com agressividade às pessoas e outras grosserias mais, por exemplo.
Há também aqueles gestores que geram excelentes valores emocionais e a confiança de seus subordinados, porém, não sabem fazê-los produzir valores em volume de vendas, qualidade e produtividade.
Em ambas as situações, o papel do consultor é fundamental para detectar barreiras ou fraquezas e auxiliar o gestor a suplantá-las em direção ao caminho do meio.
Muitos dos desafios que eu pessoalmente vivi neste trabalho de auxiliar gestores a encontrar o equilíbrio em benefício de suas organizações geraram os principais temas de meu livro “Torta de Chocolate Não Mata a Fome”. Nele eu narro situações básicas e fáceis de ser entendidas pelo leitor e aplicadas na prática. As lições respeitam uma sequência lógica e inspiradora.  Pessoas de todos os patamares da hierarquia de empresas têm dado depoimentos positivos do nosso livro tanto quando o aplicam em suas vidas como ao utilizarem junto de suas equipes.
Procure na sua livraria ou adquira pela Internet: Torta de Chocolate Não Mata a Fome. Você também tem a sua chance de colher ótimos frutos e de conhecer o nosso trabalho.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473