3 de jul. de 2012

ASSUMIR OU FUGIR?

Deseja ouvir esta postagem? Clique AQUI

ABRAHAM SHAPIRO


Nikita Krushev e Leonid Brejnev
Eu já conhecia a história. Fiquei surpreso ao encontrá-la numa das páginas de recente edição da revista Exame.
Diz a lenda que, prestes a assumir o comando do Partido Comunista Soviético, Leonid Brejnev recebeu três envelopes do seu antecessor, Nikita Kruschev, cuja recomendação foi que abrisse um deles a cada crise que viesse.
Um tempo depois, lá veio a primeira. Brejnev abriu o primeiro envelope, que continha a seguinte mensagem: “Bote a culpa em mim”.
Após alguns anos, veio mais um dissabor nacional. O segundo envelope foi rasgado, e ele dizia: “Bote a culpa em mim de novo.”
Não tardou a vir outra ameaça ao cargo de Brejnev, e uma vez mais ele teve de lançar mão da sapiência de Kruschev. E qual era a última mensagem? “Prepare três envelopes”.
Mesmo sendo uma atitude desprezível e baixa, pôr a culpa em outros não é nada vergonhoso para muitos políticos – acostumados à cara de pau.
A vida corporativa, por outro lado, requer ética. Só assim um gestor se torna líder.
Por isso, não se preocupe com quem você elogia. Mas cuide ardorosamente de sobre quem você irá atirar a sua culpa.
Você e eu podemos cair muitas vezes. Mas isto só será um fracasso quando  dissermos que outra pessoa nos empurrou. Quem erra e se justifica com desculpas, comete duplo erro. A raposa diz que foi a armadilha que a apanhou. Nunca que ela foi desatenta ou imprudente.
Desculpas são o recurso dos fracos. Não existe computador no mundo capaz de armazenar todas as desculpas que são dadas a cada instante.
E você? Vai assumir os seus próprios erros e superá-los, ou optará por fugir sem honra? Fará o que diz a mensagem do primeiro ou o segundo envelope?
Não faça isso! Eu espero, sinceramente, que o seu sucessor tenha razões bastantes para orgulhar-se de você, e muitos exemplos a seguir de cada uma das suas atitudes.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473