10 de jul. de 2012

CANSEI-ME DOS PROCESSOS SELETIVOS

Prefere ouvir esta postagem? Clique aqui

ABRAHAM SHAPIRO


Durante a visita a um hospital psiquiátrico, o visitante perguntou ao diretor:
- Qual é o critério pelo qual vocês decidem quem precisa ser internado aqui?
O diretor respondeu:
- Nós enchemos uma banheira com água e oferecemos ao doente uma colher, um copo, um balde e pedimos que a esvazie. De acordo com o modo que ele opte realizar a missão, nós decidimos se o hospitalizamos ou não.
- “Ah! Entendi!”, - disse o visitante. “Uma pessoa normal usaria o balde, que é maior que o copo e a colher.”
- “Não!”, - respondeu o diretor – “Uma pessoa normal tiraria a tampa do ralo. O que o senhor prefere? Quarto particular ou enfermaria?”
Talvez eu não fosse tão radical quanto o diretor deste hospital. Mas a verdade é que eu me cansei das entrevistas com candidatos a vagas de emprego. Errei muito na seleção de pessoas por conta daquilo que é repetido inúmeras vezes pelo Dr House, o médico do seriado americano de televisão: “Todo mundo mente”. E eu acrescento: “Em especial em processos seletivos”.
O candidato é sempre bonzinho, competente, disposto a tudo, organizado e assíduo. Após assinar o contrato de trabalho, então ele mostra quem realmente é.
Por isso, eu mudei. Passei a adotar o Crivo do Desafio – algo parecido com o que fazem no hospital psiquiátrico da história que contei no início. Para cada área profissional, após o primeiro bate-papo, imponho uma tarefa desafiadora aos candidatos. Seu desempenho nessa etapa determina se continua ou não nas seguintes: perfil psicológico, competências pessoais e dinâmicas de relacionamento.
Um candidato à área de vendas tem que vender. Um  designer, desenvolver uma arte. Assim, eu vejo de cara o que ele faz.  Só depois, quem ele é.
A vida e o trabalho têm muito mais opções do que se imagina! Não se esqueça disso. Portanto, não sofra. Mude, e seja mais feliz!
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473