23 de jul. de 2012

VISÃO: NECESSIDADE INFINITA

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 23/07/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.





ABRAHAM SHAPIRO
Sabe qual é a diferença entre o Bill Gates e eu? Você disse: “Alguns milhões de dólares”? Não só, mas principalmente “visão”. Ele vê melhor e mais longe do que eu!
Quantas pessoas tiveram mais conhecimento que Steve Jobs e não alcançaram sequer a centésima parte do sucesso deste que foi um ícone da história da tecnologia.
Sim! Visão é o diferencial. Capacidade de enxergar e processar possibilidades invisíveis a olhos e mentes comuns. E depois? Agir de acordo com isto.
Faça uma experiência. Coloque um galão de 20 litros de petróleo sobre a mesa e pergunte a quatro pessoas o que veem.
A primeira dirá: “Isto é petróleo, fonte de energia”.
A segunda: “Deste petróleo é possível extrair gasolina e diesel para movimentar automóveis e caminhões”.
A terceira poderá dizer: “Não é só uma fonte de energia, mas matéria-prima para resinas, solventes e inúmeras substâncias e materiais”.
A quarta diz: “Com o carbono livre contido neste petróleo pode-se provocar reações atômicas importantes e obter um potencial energético muito maior ao de todos os combustíveis presentes em sua composição”.
Pessoas diferentes, visões diferentes. Umas superficiais, outras profundas.
Isso também se encontra entre posições hierárquicas das empresas. Um gerente pode até ter mais informações que os demais colegas ou subordinados. Mas ele jamais será um ótimo gestor se não tiver visão mais ampla e abrangente.
Um diretor terá somente status diferenciado se não tiver visão maior do que todos os demais gestores. Isto, aliás, é o defeito mais corriqueiro das empresas familiares, onde herdeiros sem nenhuma aptidão “ganham” posição no topo da hierarquia e se transformam num evento cômico, quando não trágico.
O que as empresas e as pessoas mais carecem para se desenvolver e inovar? Visão. 


Guarde isto: “Se os líderes da sua empresa não têm visão, apronte-se para a revisão de tudo o que eles fazem”.  
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473