25 de jul. de 2012

PALAVRAS, MODISMOS E LOUCURAS



ABRAHAM SHAPIRO


“Ideias de ponta”. Coisas que viram manias na sociedade de tempo em tempo. O mundo corporativo também tem as suas. Difícil é entender como ou por que as pessoas se apegam a modismos de modo tão inquestionável e irracional.
A palavra de ordem do momento é: inovar.
Chegou-me a notícia de uma empresa que, em busca frenética por inovações, concedeu três horas livres diárias aos funcionários para pesquisarem na Internet e trazer propostas de novos projetos. Seis meses se passaram, e nada aconteceu. O pessoal só brincava de computador. Ninguém levou o objetivo a sério. Parece ter sido difícil para aqueles empregados – tanto quanto seria para mim – acreditar num patrão pirado que confia em histórias de revista. Agora ele é um “quase falido”.
Você talvez tenha ouvido falar no Teorema dos Macacos. Esse teorema matemático diz que se você puser um macaco digitando aleatoriamente em um teclado por um intervalo de tempo infinito, ele certamente irá acabar criando uma obra prima, como “Crime e Castigo”, de Dostoiévsky, por exemplo.
Absurdo? Mas a atitude daquele empresário tolo não difere muito do que reza o Teorema dos Macacos. Ele acreditou que bastava dar tempo suficiente para os empregados experimentarem e desenvolver novas ideias que eles acabariam encontrando a próxima grande inovação.
Não é assim que as coisas acontecem. Se você lê uma história da 3M ou da Microsoft numa coluna de revista, reproduzi-la não é tão simplório assim.
Inspirar-se através da leitura é sempre bom e recomendável. Mas daí a pensar que a estratégia da empresa X ou Y irá funcionar na sua organização é optar deliberadamente por enganar a si próprio. E se alguém chegou a este nível, é um dever questioná-lo se existe alguma vantagem em enganar um tonto.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473